quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O primeiro EP de Vilma Ribeiro


Alessandro Reis
Um momento de consolidação. É assim que a cantora Vilma Ribeiro define o lançamento de seu primeiro EP – Vilma Ribeiro – em uma apresentação que acontece no próximo dia 19 de novembro, no Atacama Bar, em Curitiba. Com sete composições próprias no EP, ela explica que vê essa conquista como concretização de um caminho que trilha há algum tempo, e que atingiu a maturidade na sonoridade e nos arranjos.

Vilma estreou na música em 1998, quando montou com os irmãos a banda curitibana de reggae Namastê, em que fazia as vezes de vocalista e flautista. Sua atuação teve destaque nacional, recebendo o prêmio Saul Trumpet de melhor cantora pop. Em 2008, mesmo com o sucesso da banda, decidiu mostrar sua versatilidade como intérprete e assumir a diversidade de influências na sua formação musical, seguindo carreira solo.




Camarim com Agente Costura

Tanto o EP quanto o show começam com a música Mesma Roupa. "Não podia ser mais a minha cara, é praticamente um desabafo. Ela define tudo", conta Vilma. Na apresentação do dia 19, a canção serve também para alinhavar a participação da designer de moda Lisa Simpson tanto no figurino quanto na música com a performance Camarim, que acontece como plano de fundo.

Lisa é conhecida na cena cultural da cidade pelo seu trabalho de garimpo e customização. A cantora e a estilista se conheceram em 2008 e a identificação foi imediata. Lisa incorporou às criações para Vilma as cores vermelho e preto, preferidas da cantora, e as estampas vintage frequentemente utilizadas por Lisa casaram com perfeição às releituras de Vilma para Ella Fitzgerald e Nina Simone. A parceria acontece desde então, com Vilma tendo sua identidade visual desenhada por Lisa.

O estúdio de Lisa - Agente Costura - e, mais especificamente, sua máquina de costura participam da apresentação de forma artística. As roupas de Vilma vão sendo costuradas na medida em que são usadas "e o som da máquina de costura é incorporado como um instrumento musical", explica Lisa. Haverá também uma produção com jogos de luz e sombra dirigida por Karen Tortato e Déborah Silva e um desfile com 10 peças do acervo de Vilma produzidas pela estilista.

O lançamento do EP no Atacama tem Vilma Ribeiro nos vocais, Alex Manzoni na bateria, Gustavo Slomp no baixo acústico, Bernardo Manita nos teclados e Marcio Saugo na guitarra, além de músicos convidados como surpresa para os espectadores. As músicas, alinhavadas pela performance de Lisa no Camarim, devem arrematar uma apresentação memorável.

Serviço:
Vilma Ribeiro & Banda - Lançamento do CD
Data: Sábado - 19 de novembro - 22h
Local: Atacama Bar
Endereço: Rua Jaime Reis, 238

Entrada: R$ 15 com direito ao CD

Um comentário:

Lisa Simpson disse...

para mais informações sobre o ateliê AGENTE(costura) visite o blog agentecostura.blogspot.com