segunda-feira, 9 de junho de 2008

Padre indiano lança livro sobre os estilos de dança clássica da Índia


Acontece no próximo dia 19 de junho (quinta-feira), nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi, o lançamento nacional do livro “Dança Indiana – História – Evolução – Estilos”, escrito pelo padre católico e professor de dança clássica indiana Joachim Andrade. Natural de Mangalore (cidade do Estado de Karnataka, no sul do país), Joachim Andrade é formado em dança clássica no estilo Bharata Natyam pelo Gyan Ashram Institute of Performing Arts, de Mumbai, uma das mais prestigiosas escolas da Índia. Em seu livro – produzido a partir da tese de doutorado em Ciências da Religião que defendeu na PUC-SP em 2007 -, Andrade se propõe a apresentar a dança clássica indiana em profundidade, resgatando os elementos religiosos, estéticos e corporais que compõem essa antiga forma de expressão artística. “Como foi embasado por informações acadêmicas e de vivência da dança na Índia e no Brasil, o trabalho pode ser muito útil para dançarinos e professores. Mesmo as pessoas que não conhecem a dança, porém, terão informações interessantes sobre a cultura indiana lendo o livro”, observa Joachim. Praticada por milhões de pessoas na Índia e cada vez mais popular em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Brasil, a dança clássica indiana nasceu como componente ritual do Hinduísmo. Influenciada pela cultura islâmica a partir da invasão mongol (séc. XVI), chegou aos nossos dias como tesouro nacional indiano. Durante o lançamento do livro, o público poderá apreciar coreografias de dança clássica indiana Bharata Natyam apresentadas por alunas de Joachim Andrade. O evento também contará com a presença do cônsul geral da Índia em São Paulo, Sr. Sivaraman Swaminathan.
Sobre o autor – Joachim Andrade (Mangalore, 1962), é sacerdote católico da Congregação do Verbo Divino. Formado em Filosofia e Teologia pela Jnana Deepa Vidyapeeth, de Pune (Índia), é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade de Mysore e especialista em dança Bharata Natyam pelo Gyan Ashram Institute of Performing Arts, de Mumbai. Vivendo no Brasil desde 1992, é mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, além do sacerdócio – Joachim Andrade é provincial da Congregação do Verbo Divino para a Região Sul do Brasil -, coordena sua própria escola de dança indiana, a Ravi Santosh Performings Arts, instalada em Curitiba.

Ficha Técnica:
Lançamento do livro “Dança Clássica Indiana – História – Evolução – Estilos”, de Joachim Andrade (168 páginas, preço sugerido de R$ 42,00)
Data: 19.06.08 (quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi (loja 169)
(*) - As apresentações de dança com as alunas da Ravi Santosh Performing Arts acontecem às 19h45 e 20h45.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá, eu não sou de curitiba.

fiquei muito interessada no livro.

como poderia fazer para consegui-lo?
e-mail: ju_terra@hotmail.com

Unknown disse...

Olá
sou de Porto Alegre e
estudo Bharata Natyam. Gostaria muito de fazer contato com o Padre Joachim,meu email é elizapierim@gmail.com

Anônimo disse...

Estou atrás do livro a algum tempo mas não encontrei p/ comprar.
Se alguém puder me indicar uma livraria virtual ficaria muito grata.
Obrigada!

Curitiba Deluxe - Últimas disse...

Olá! O e-mail do padre Joachim Andrade é o joachimandrade@terra.com.br. Ele tem o livro à disposição para venda.

Unknown disse...

Olá Meninas,

Eu consegui comprar o livro pelo portal :
http://www.livrariascuritiba.com.br

essa livraria tem alguma filiais pelo brasil, inclusive São Paulo, mas vocês podem comprar pelo site também!!!

O livro é muito bom! Vale muito a pena!!!

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de saber se esse livro fala sobre os significados dos mudras? principalmente os que são usados na dança Bhangra?
No aguardo
Obrigada Susy

Curitiba Deluxe - Últimas disse...

Olá, Susy. O livro traz o significado dos mudrás. Sugiro que vc converse diretamente com o autor, o Padre Joachim. Ele é uma pessoa muito acessível. O e-mail dele está em um dos comentários anteriores. Obrigado!