quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Delícias da Ariana - Nhoque de ervas frescas

Ariana Lenti
A origem do costume é explicada com uma lenda que possui variações. A mais freqüente conta que São Pantaleão, num certo dia 29, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mesmo assim não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer a vontade. Boa sorte a todos.

Nhoque de ervas frescas


Ingredientes:

1 quilo de batatas

Noz moscada

2 xícaras de farinha de trigo
1 gema


1 colher de manteiga


1 pitada de sal

Ervas frescas – tomilho, manjericão, alecrim, alfavaca.


Preparo
:

Cozinhe as batatas com casca em água, até que estejam bem macias. Descasque -as e  passe as batatas pelo espremedor, se não tiver um pode amassar com um garfo, também funciona! Espere a batata esfriar um pouco e acrescente a gema, a manteiga, o sal, a noz moscada.

Lave e pique bem picadinho todas as ervas, e misture com as batatas. Coloque a farinha aos poucos, até dar ponto de enrolar, pode ser que se use até menos do que as duas xícaras. Use a menor quantidade de farinha que puder, assim a massa fica mais leve. Polvilhe a mesa com farinha e corte a massa em tiras, faça rolinhos e corte no formato de nhoques. Cozinhe em água fervente com sal e um pouco de azeite. Quando os nhoques começarem a flutuar é sinal de que estão prontos.

Retire-os da água e sirva com molho de sua preferência.

Nenhum comentário: