sexta-feira, 21 de maio de 2021

Jamil Snege inspira novo single de Dario Julio & Os Franciscanos


O psicólogo estadunidense Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) defendia a possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Para ele, o livre arbítrio era uma ilusão.

Já o escritor curitibano Jamil Snege (1939-2003), tão sensível quanto irreverente, alertava para a ilusão do controle: “O destino é nocivo à tribo; a carreira é nociva a você”.

O choque de ideias distintas produziu uma obra mais acessível, que dialoga com o horror da pandemia e os novos/velhos dramas existenciais: “É Preciso Coragem”, primeiro single do segundo álbum de Dario Julio & Os Franciscanos.

A canção é o cartão de boas-vindas de “Suíte Bipolar em Dó Maior”, título do novo disco. Dario Julio & Os Franciscanos tem nome de banda, mas é um projeto solo do cantor e compositor Dary Esteves Jr. (Terminal Guadalupe, Esteves & Nadal).

“No disco de estreia, ‘O Menino Velho da Fronteira’, a estética era de radinho de pilha, anos 1970, uma trilha sonora de reminiscências. Agora, o salto é de duas décadas, mais rock alternativo”, diz o cantautor pantaneiro radicado em Curitiba.

Bruno Sguissardi, da banda Anacrônica, produziu o álbum e tocou piano, teclado, guitarra e baixo. A bateria ficou a cargo de Ivan Rodrigues, figura onipresente do instrumento na cena local.

“É Preciso Coragem” sai no começo de junho com um lado B, a balada belchioriana “Phillip Long Blues”. A chegada de “Suíte Bipolar em Dó Maior”, uma obra em seis peças, todas compostas por Dary, está prevista para julho.

Outros projetos

Ao lado de Paulo de Nadal, da banda Mordida, Dary lançou em 2020 a dupla Esteves & Nadal, pop de refrão ensolarado. O primeiro disco cheio sai ainda em 2021.

Terminal Guadalupe, sua banda mais conhecida, extinta em 2011, volta com um álbum de músicas inéditas no ano que vem. A gravação começa em breve e será remota: exceto Dary, todos os integrantes moram na Europa. 

https://open.spotify.com/artist/31wAJp7guqiuffls390OOH

Nenhum comentário: