segunda-feira, 24 de maio de 2021

Concerto lírico e iluminação especial do Palácio Garibaldi abrem o Mia Cara

Foto de Brunno Covello


Edição on-line do festival de cultura italiana começa segunda-feira (24) e vai até o dia 6 de junho

A partir desta segunda-feira (24), as cores da bandeira da Itália iluminam o Palácio Garibaldi. A iniciativa faz parte das ações da nona edição do Mia Cara e aos 75 anos da Festa della Repubblica - data comemorada dia 2 de junho em razão da proclamação da República da Itália. Além da cerimônia de abertura, às 19h30, com a presença do vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana, do Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia e do vice-presidente do Palácio Garibaldi, Benoni Constante Manfrin, está prevista a apresentação de concerto lírico. 

Com direção musical e roteiro de Alexandre Mousquer, a transmissão será feita a partir das 20h no YouTube e Facebook do evento. Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, a nona edição do festival será inteiramente on-line e gratuita, dando ao público a chance de desfrutar de grandes apresentações com artistas nacionais e internacionais. 

Para Mousquer, o roteiro criado para este concerto pretende contemplar duas grandes marcas da cultura Italiana: a ópera, com algumas das árias mais famosas de importantes compositores italianos, como Rossini, Verdi e Puccini; e também a obra de Dante Alighieri, que tem textos declamados fazendo uma ligação contextual e dramática entre as peças cantadas. Trechos desses textos foram selecionados pelo leiturista de Dante Alighieri e professor da Universidade Federal do Paraná, Ernani Fritoli, com adaptação do diretor de teatro Edson Bueno.

O evento ainda conta com a interpretação das Sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca e do Tenor Vitorio Scarpi, acompanhados pelo pianista Alexsander Ribeiro de Lara, declamações e comentários feitos pelo ator Mauro Zanatta, e também a direção cênica de Edson Bueno. “O concerto será um lindo espetáculo criado e produzido especialmente para o Mia Cara. Acredito que todos poderão se identificar com as lindas e conhecidas melodias das árias de óperas italianas mais populares”, comenta Mousquer.

O Mia Cara 2021 acontece de 24 de maio até 6 de junho. Muitas das atrações apresentadas neste período ficarão disponíveis nas redes sociais do evento, mesmo após o término do festival, para que o público possa apreciar ou rever os seus programas favoritos. 

Serviço:

Festival Mia Cara 2021 - edição on-line

Data: 24 de maio a 6 de junho

Site: http://miacara.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/miacaraoficial 

Instagram: @miacaraoficial

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9ajq34NKvTKE4MD3DT_Bgg

WEB RADIO OFICIAL - https://www.inmystream.app/player2/enit.html


Concerto Lírico | Programação:

24/05 | Transmissão pelo YouTube e Facebook Mia Cara

Concerto Lírico: Direção Musical e Roteiro de Alexandre Mousquer; Direção Cênica de Edson Bueno; Sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca; Tenor Vitorio Scarpi; Pianista Alexsander Ribeiro de Lara; Ator Mauro Zanatta; Contribuição Literária de Ernani Fritoli, Produção de Ricardo Trento.

Horário: 20h

Programa:

 “Va Pensiero” – Ópera “Nabucco” (Verdi) 4’40 – Ana Paula Machado, Ornella de Lucca e Vitorio Scarpi;

 “Overture” – Ópera “La Gazza Ladra” (Rossini) 2’30 – Interpretada ao piano, apenas primeira parte;

 Ator: (pequena contextualização de Dante e sua obra);

 “Firenze è Come Un Albero Fiorito” – Ópera “Gianni Schicchi” (Puccini) 2’20 – Vitorio Scarpi;

 “O Mio Babbino Caro” – Ópera “Gianni Schicchi” (Puccini) 2’40 – Ana Paula Machado;

 Ator: (texto e citação de Dante);

 “Quando Me’n Vo” – Ópera “La Bohème” (Puccini) 2’30 – Ornella de Lucca;

 “Amor Ti Vieta” – Ópera “Fedora” (Giordano) 2’00 – Vitorio Scarpi;

 Ator: (texto e citação de Dante);

“Caro Nome” – Ópera “Rigoletto” (Verdi) 5’30 – Ornella de Lucca;

 “Questa o Quella” – Ópera “Rigoletto” (Verdi) 2’20 – Vitorio Scarpi;

 Ator: (Texto e citação de Dante);

 “Un di Felice” – Ópera "La Traviata" (Verdi) 3’55 – Ana Paula Machado, Vitorio Scarpi

 “Sempre Libera” – Ópera La Traviata (Verdi) 4’20 – Ana Paula Machado;

 Ator: (Texto e citação de Dante);

“Libiano ne'lieti calici : Brindisi nell'opera La Traviata” (Verdi) 3'40 – Ana Paula Machado, Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi.


Nenhum comentário: