terça-feira, 17 de abril de 2018

Mostra leva o surrealismo da nudez ao Dizzy Café Concerto


Após estrear na Bienal de Curitiba e ter sido selecionada para o festival Paraty em Foco, ambos em 2017, a exposição O Irracional, o Surreal, o Onírico, a Essência Animal, do fotógrafo André Donadio, terá uma nova temporada em Curitiba, com a adição de obras inéditas.
Com abertura marcada para a próxima terça-feira (24/04) no Dizzy Café Concerto, a mostra mescla algumas das imagens já expostas no ano passado somadas a outros trabalhos feitos nos últimos meses, todos com a mesma temática que deu origem à coleção: corpos nus sem rostos humanos, com cabeças de animais.
“Há mais de um ano desenvolvo um trabalho com o surrealismo da nudez. A exposição é parte desta jornada: tentei reproduzir as imagens de acordo com meus sonhos. E, nos meus sonhos com pessoas peladas, elas não têm rostos”, conta o autor.
A partir dessas imagens surreais surgidas durante o sono, surgiu a ideia de mostrar o nu em situações inusitadas, oferecendo ao espectador o exercício da inconsciência, de maneira que a sua interpretação passeie pelo mundo onírico e absurdo antes de esbarrar em conceitos cristalizados. “As máscaras de animais compõem essa sensação de estranheza, remetendo aos seres irracionais, que tendem a viver mais próximos da essência da natureza, do puro, sendo menos influenciados pela cultura suas regras e leis”, explica o fotógrafo. “Por isso fui buscar a relação animal. É uma nudez sem conceito racional.”
A intenção é proporcionar aos visitantes algo próximo de um sonho, uma dissociação da realidade racional, principalmente, em tudo que se refere ao senso comum de nudez, à sexualidade, à sedução e ao proibido.
As fotos da mostra foram feitas em Curitiba e São Paulo. Uma elas é resultado de um projeto realizado durante a Bienal do ano passado. Durante o período de exposição, os espectadores eram convidados a participar de um ensaio coletivo, com todos nus e mascarados. Oito pessoas se candidataram e participaram da sessão fotográfica em novembro.
O autor – Maringaense radicado em Curitiba, André Donadio largou a carreira de advogado em 2016 para se dedicar integralmente à arte fotográfica. Mesmo antes dessa guinada profissional já desenvolvia projetos e ensaios, a maioria relacionada à fotografia do cotidiano e de nus. 

Participou de exposições coletivas como Exposição Fotográfica Mancha Urbana (Museu da Fotografia de Curitiba, 2016); Roda de Fotógrafos – O que te move (Câmara de Vereadores de Curitiba, 2016); 2º ECAV – 2º Exposição Contemporânea de Artes Visuais – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Memorial de Curitiba, 2016); Projeção da Roda de Fotógrafos – O que te move, Festival de Fotografia de Tiradentes, MG (2017); e Muros Visuais – Associação dos Artistas Plásticos do Paraná (Curitiba, 2017).
O Irracional, o Surreal, o Onírico, a Essência Animal foi sua primeira exposição individual e, além da Bienal de Curitiba, foi selecionada para o projeto Paraty em Foco 2017.
O bar – Batizado em homenagem ao trompetista Dizzy Gillespie, o Dizzy Café Concerto tem a melhor música ao vivo de Curitiba. Num ambiente extremamente elegante, a casa comandada pela restauranteur Ieda Godoy e pelo pianista Jeff Sabbag  abriga apresentações de jazz, blues e MPB de segunda a sábado sempre a partir das 21h. O local tem também um cardápio variado com entradas, pratos e sanduíches, além de chope e carta de vinhos nacionais e importados.
__________________
 SERVIÇO

O Irracional, o Surreal, o Onírico, a Essência Animal

Uma exposição fotográfica de André Donadio
Local:  Dizzy Café Concerto – (Rua Treze de Maio, 894 – Centro – Curitiba)
Data e horário  Abertura: 24 de abril, 19 horas | Até 21 de maio. Aberta de segunda a sábado, das 19h as 0h
*  Todas as obras expostas (42cm x 60cm, em fine art) estarão à venda a partir de R$ 600

Nenhum comentário: