Docudrama relata a importância e a influência da imigração suíça no Sul do Brasil, trazendo a público fatos até então poucos conhecidos sobre o tema
Há pouco mais de 160 anos, a região Sul do Brasil recebeu imigrantes da Suíça, que na época passava por uma grave crise econômica, que levou entre 80 a 100 famílias de suas regiões mais pobres a buscarem melhores oportunidades de vida em outras terras. O destino foi a Colônia Dona Francisca (hoje Joinville, Santa Catarina), fundada por estes suíços, que depois se espalharam para outras cidades. No entanto, esta história ficou esquecida com o passar dos anos, e muitos associam os alemães como pioneiros da região.
O filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida” resgata este episódio importante da colonização do Sul do Brasil. Produzido em coprodução entre o Brasil e a Suíça, este média-metragem que mescla narrativas de ficção e de documentário será exibido no Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante, do Teatro Guaíra, em Curitiba) em 26 de agosto (segunda-feira) às 20 horas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria do teatro e no site www.teatroguaira.pr.gov.br.
O processo de trazer a história à tona
A inspiração para iniciar este projeto partiu do livro “Suíços em Joinville – O Duplo Desterro”, do pesquisador Dilney Cunha. O diretor Calixto Hakim ficou interessado em trazer esta história para o cinema. Para isso, iniciou-se um contato com a cidade de origem dos imigrantes, na Suíça, para viabilizar o projeto. “O livro foi publicado também na Suíça. Há uma parceria entre as cidades de Joinville e Schaffhaussen e se criou um comitê por causa deste livro, desta pesquisa. Lá eles também não sabiam muito desta história. Então eu e a produtora do filme Katharina Beck, que é suíça, propusemos a este comitê de levar este livro para as telas”, explica Calixto. O filme foi viabilizado por incentivos brasileiros (Lei Rouanet) e do Governo da Suíça (federal e cantonal).
Para contar esta história, fez-se uso do formato docudrama, que mescla elementos de ficção e documentário. O filme faz a reconstituição da história dos imigrantes na visão de uma típica família suíça que vivia em Schaffahaussen. A narrativa é intercalada com depoimentos de historiadores, descendentes, imigrantes, diplomatas e políticos tanto do Brasil quanto da Suíça. Praticamente metade do elenco é suíça e outra metade é brasileira, resultando em um filme falado em português e em suíço alemão. As filmagens tiveram início em 2009, e foram realizadas em cidades e cantões (estados suíços) envolvidos nesta migração: Curitiba, Joinville, São Francisco do Sul, Schaffhaussen e Schleitheim.
Provavelmente, um dos pontos altos do filme é confirmar os suíços como autores e pioneiros da colonização da região hoje conhecida como Joinville. “A fundação da Colônia Dona Francisca (hoje Joinville) sempre foi dada como alemã, mas na realidade a maioria dos imigrantes eram suíços. Explanamos porque isso ocorreu. Essa história dos suíços ficou apagada até poucos anos atrás”, comenta o diretor.
Serviço:
Exibição do filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida”, dirigido por Calixto Hakim
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Rua XV de Novembro, 971 (Curitiba, PR)
Data: 26 de agosto (segunda-feira)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). venda antecipada na bilheteria do teatro e no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Assinantes da Gazeta do Povo e Cartões Teatro Guaira tem 20% de desconto
Classificação etária: 12 anos
Telefone para informações: (41) 3304-7961
Trailer do filme: http://www.suicosbrasileiros.com.br/novo/trailer.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário