sexta-feira, 19 de abril de 2013

Desenhos e aquarelas de Debora Santiago



A artista plástica Debora Santiago expõe uma série de desenhos e aquarelas no Ybakatu Espaço de Arte, em Curitiba, de 27 de abril a 29 de maio. Nome de destaque nas artes plásticas do Paraná desde os anos 90, Debora Santiago sempre teve o desenho como prática fundamental, embora sua obra também inclua outros vocabulários - escultura, instalação, vídeo-arte, performance. Um apanhado de quase todo este trabalho está no catálogo que será lançado juntamente com a exposição, com apresentação da crítica de arte Daniela Vicentini.

No texto, intitulado ‘Um Percurso por Águas’, Vicentini percorre vários momentos da trajetória de Debora. “Logo que me debrucei sobre os trabalhos de Debora Santiago uma imagem contundente me ocorreu. A de que seria possível aproximar muitos deles, assim como a atmosfera que o conjunto de sua poética inspira, com qualidades da água. Águas de ribeirinho, de córrego, de riacho, de cachoeira, de chuva fina. Um murmúrio de rio”, descreve ela na abertura de sua análise da obra da artista.

Além do texto de Daniela Vicentini, o catálogo também traz, entre outras, imagens de obras antigas que ainda não haviam sido registradas e de trabalhos que serão expostos pela primeira vez agora.

Debora Santiago mostra nesta exposição desenhos de porte intimista feitos nos últimos anos no Brasil e em Londres, onde residiu por um período. Também estarão em exibição o vídeo ‘Baião’ (2008) e o ‘Caderno Confete’ (2007-2008). A abertura da exposição e lançamento do catálogo acontecem na galeria Ybakatu (Rua Francisco Rocha, 62 lj 6) no sábado, 27 de abril, a partir das 11h.

Carreira
Entre as principais exposições realizadas por Debora Santiago estão mostras individuais na Galeria T20 (2008, Murcia - Espanha ); Galeria Ybakatu Espaço de Arte (1997, 2001, 2005, Curitiba) e SESC Esquina (2003, Curitiba), e as exposições coletivas ‘Cine Lage’, mostra de vídeos, curadoria de Regina Melim, Parque Lage (2010, Rio de Janeiro); ‘O Estado da Arte’ - com curadoria de Artur Freitas e Maria José Justino, no Museu Oscar Niemeyer, (2010, Curitiba);  ‘Programa Rumos Visuais 2005-2006’ / Itaú Cultural, com curadoria de Aracy Amaral, Cristiana Tejo, Luisa Duarte e Marisa Mokarzel (2006, Itaú Cultural, São Paulo, Paço Imperial-RJ e Casa das 11 Janelas, Belém); ‘Arte Brasileno de Hoy’ (2002, exposição itinerante nas cidades de Pamplona, Salamanca e Santander, na Espanha); ‘Arte Joven de Brasil’, Galeria Rafael Ortiz (2001, Sevilha, Espanha), além de exposições no Brasil e Alemanha com o grupo de artistas do Projeto Linha Imaginária (2003, Art Frankfurt - Project Curator's Choice ; 2001, Museu de Arte de Santa Catarina; 2000, Museu de Arte de Belém.

Informações de Mariângela Guimarães

Um comentário:

criação de sites - mgf arte disse...

Parabenizamos pelo prêmio conquistado. Bons trabalhos.