sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livro registra cena musical independente


Durante a década de 90, a cena musical independente nacional (que já ganhou nomes como indie, alternativa, underground, entre outros) viveu uma grande movimentação, antes mesmo da popularização do computador pessoal, do surgimento da internet e de todas as facilidades que os meios digitais trouxeram. No começo daquela década, músicos iniciantes gravavam suas músicas em fitas cassete conhecidas como demos, divulgadores da cena editavam fanzines impressos em fotocópias e o público se comunicava com estes músicos e fanzineiros através de cartas. 
É o caso do jornalista e gestor cultural Pedro de Luna, 36, que aportará na capital paranaense para dois eventos de lançamento de “Niterói Rock Underground (1990 – 2010)”. No sábado, a partir das 17h30, 08 de outubro, ele participará de um bate-papo com o público interessado em rock independente na loja Itiban Comic Shop (Avenida Silva Jardim, 845), com mediação do jornalista e fanzineiro Digão Duarte (que entre 1995 e 1999 editou títulos como Papakapika Zine, Mambo Bobby e Mais Zine). A entrada é franca. Pedro de Luna também fará o lançamento do livro nas noites de 07 a 09 de outubro, durante as o festival Punktoberfest, dedicados ao punk, hardcore e suas vertentes. 
Conexões paranaenses - Apesar de ter a cena independente do Rio de Janeiro como microcosmos para boa parte dos relatos, os dois livros também abordam artistas, eventos, e outras citações do Paraná. Em “Niterói Rock Underground (1990 – 2010)”, Pedro de Luna fala de festivais que visitou, como algumas edições do National Garage, da Punktoberfest (ambos em Curitiba) e do Demosul (em Londrina), de um lendário show dos Kamundjangos com Skuba no Aeroanta, da loja do selo Barulho Records, do CD coletânea “Paredão” (lançado pela EMI, que contou com a banda curitibana Resist Control), e de bandas como Pinheads, King Kong De Conga, Ovos Presley, Bendis, entre outras.
As informações são do próprio Pedro de Luna
Serviço:
Lançamentos do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, de Pedro de Luna

Bate-papo sobre o livro com presença do autor
Local: Itiban Comic Shop

Endereço: Avenida Silva Jardim, 845 – Rebouças
Data: 08 de outubro, sábado

Horário: 17h30
Entrada franca
Telefone para informações:3232-5367
Punktoberfest 2011
Local: 92 Dancehall

Endereço: Rua Manoel Ribas, 108 - São Francisco

Datas: 07, 08 e 09 de outubro, sexta-feira a domingo
Horários: 20h na sexta e sábado, 18h no domingo
Telefone para informações: 3039-3645
e-mail:
92grausrocksnack@gmail.com

Entrada: R$ 15 antecipado (ingressos à venda no 92 Graus Rock Snack e Ultra Series Skate)

Um comentário:

Pedro de Luna disse...

obrigado pela força, Heros, sexta já estou por aí! abraços!