segunda-feira, 26 de setembro de 2011

“Curta-8 - Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”

A partir da próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, a CAIXA Cultural recebe mais uma edição do “Curta-8 - Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”, único festival no Brasil dedicado à bitola, que já foi muito popular nas décadas de 1960, 1970 e 1980. O festival apresentará mostras retrospectivas de diretores que produziram no formato e trará ainda três Mostras Competitivas internacionais: filmes finalizados em película, filmes finalizados digitalmente e filmes produzidos em “tomada única”. Na categoria “tomada única” o diretor entrega um cartucho filmado para a produção do Festival, que faz a revelação, e o resultado será visto pela primeira vez ao vivo, durante o Festival.

Serviço
Cinema: 7º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280
Data: 29 de setembro a 02 de outubro
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir de uma hora antes do início da exibição.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)


Programação:
QUINTA – DIA 29
- 19h - Sessão de abertura do festival: Cinema Transcendental - Exibição de filmes em Super 8 em película, seguida de debate com Fernando Severo, Peter Lorenzo e Rui Vezzaro – o trio criador do Grupo Experimental de Cinema Primeiro Plano.
- 21h - Sessão Competitiva: filmes em tomada-única

SEXTA – DIA 30

- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
- 19h - O Cinema Super 8 de Pernambuco - Exibição de filmes em DVD seguida de debate com o curador da sessão, Alexandre Figueirôa
- 21h - Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD e Sessão Competitiva: filmes em tomada-única

SÁBADO – 01 DE OUTUBRO
- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
- 17h - Pré-estreia mundial do filme “A Odisseia”, primeiro longa-metragem da belga Isabelle Wuilmart, exibido como “work-in-progress”. Exibição em formato digital.
- 19h - Cinema e encantamento: os curtas de Isabelle Wuilmart - Sessão retrospectiva com curtas de Wuilmart exibidos em formato digital, seguidos de debate com a diretora. “Lola de Valence”, um dos filmes, será sonorizado ao vivo pela realizadora em conjunto com os músicos Carla Zago (violino), Davi Sartori (teclado) e Edith de Camargo (voz).
- 21h - Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD E Sessão Competitiva: filmes em tomada-única

DOMINGO – 02 DE OUTUBRO
- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
- 15h - O Dia do Filme Caseiro (Home Movie Day) - Realizado pela segunda vez em Curitiba, abre a oportunidade para que indivíduos e famílias dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8.  São aceitos de batizados a casamentos e férias frustradas de verão. Coordenação: Lila Foster.
 - 19h - O cinema de Leonardo Crescenti e Carlos Porto - Exibição em formato digital de quatro filmes da dupla seguidos de debate com Leonardo Crescenti. Um dos filmes é o único captado em formato digital a ser exibido no festival, abrindo espaço pra conversa.
- 21h - Premiação - Entrega dos troféus e prêmios oferecidos por parceiros do evento. Filmes vencedores são exibidos novamente.
- 23h - Festa de encerramento - Confraternização no Original Beto Batata (R. Professor Brandão 678, Alto da XV)

Um comentário:

Anônimo disse...

bacana...curti!!! Eu vou dar uma passadinha lá hj