segunda-feira, 25 de julho de 2011

Grandes mestres da fotografia - Lytrography

Já imaginou não precisar fazer foco ao fazer uma foto com uma camera? E poder, depois, no computador escolher qual plano deseja ver focalizado?
Estas duas perguntas acima resumem uma notícia que li na década passada. Era um projeto que um doutorando em Ciência da Computação da Universidade de Stanford (California, EUA) estava desenvolvendo. Na época lembro de ter ficado um tanto intrigado e fascinado com tal feito. Afinal, aquele projeto poderia vir a ser o próximo divisor de águas para a fotografia pois nunca mais haveriam fotos fora de foco.

Semana passada este fato voltou a circular pela internet. O agora doutor em Ciência da Computação Ren Ng pegou o seu projeto de doutorado ( para quem quiser ler, aqui a
dissertação ) e está em processo de transformá-lo em um produto. A nova camera que permite ao usuário fazer uma foto e escolher o plano de foco depois, via software, chama-se Lytro. Segundo Dr. Ren a nova camera deverá ser disponibilizada ao mercado ainda este ano e será uma camera compacta, como uma point-and-shoot.

Até o momento somente fotos feitas com a nova tecnologia foram divulgadas pela Lytro. Ainda não se sabe muito sobre o produto em si, como a qualidade da captura e utilidade dessa nova forma de fotografar. Mas já há muitas dúvidas circulando pela internet. Focalizar, até o momento, era uma opção criativa do fotógrafo/artista para atrair a atenção ou ressaltar uma parte da imagem, um efeito conhecido como profundidade de campo. Como a Lytro influenciaria essa escolha? Dúvidas que naturalmente surgem com novas tecnologias ( filme ou digital? ). Já existe a suspeita que a Lytro vire algo como a Lomo ou Instagram, brinquedos que realizam truques técnicos e viram moda.

Há muito o que se ponderar sobre o uso profissional desse sistema. Mas creio que a tecnologia da Lytro poderá potencializar a qualidade de captura de cameras de celular e tablets e divertir muitos turistas e entusiastas.

Divirta-se com fotos da Lytro (clique em diferentes áreas para ver a foto ser re-focalizada)





Mais informações, site da Lytro


Rafael Dabul - fotógrafo

Nenhum comentário: