segunda-feira, 25 de julho de 2011

Banda Isca de Polícia homenageia Itamar Assumpção


A CAIXA Cultural apresenta, de 29 a 31 de julho, a banda Isca de Polícia com o show “Nego Dito – Homenagem à Itamar Assumpção”, um tributo ao músico paulista. Grandes nomes da MPB participam da homenagem: Jards Macalé na sexta (29); Arrigo Barnabé, um dos grandes parceiros, e Serena Assumpção, filha de Itamar, no sábado (30) e Ná Ozzetti no domingo (31). O repertório foi escolhido pelo curador Hugo Sukman, jornalista e estudioso da música brasileira, além de aficionado pela obra de Itamar.

A banda Isca de Policia, formada atualmente pelos músicos Paulo Lepetit, Vange Milliet, Marcos da Costa, Jean Trad, Suzana Salles e Luiz Chagas (pai da cantora Tulipa Ruiz), acompanhou Itamar em diversos momentos de sua carreira. A intimidade com a obra é tanta que nos shows é como se Itamar resumisse sua própria obra de forma autoral, com canções que vão desde "Beijo na Boca", "Se eu Fiz Tudo" e "Nego Dito", até músicas lançadas depois da morte de Itamar, como "Anteontem" e "Eu Tenho Medo". As apresentações trazem ainda diversos sucessos como "Dor Elegante", "Zé Pelintra" e "Filho de Santa Maria".

O grupo inicia a homenagem com a companhia de Jards Macalé, com um apanhado geral dos melhores momentos e músicas regravadas por artistas de renome. Arrigo Barnabé e Serena Assumpção são o destaque no sábado (30), apresentando canções do disco “Beleléu”, Leléu, Eu” e as principais obras do período do Teatro Lira Paulistana. No domingo (31) a homenagem se encerra com a presença de Ná Ozzetti. A apresentação se foca na fase dos discos “Bicho de Sete Cabeças”, “Sampa Midnight”, “Isso Não Vai Ficar Assim” e “Intercontinental. Quem Diria? Era Só o Que Faltava.”

Itamar Assumpção e a banda Isca de Polícia

Itamar Assumpção nasceu em 1949 na cidade de Tietê, interior de São Paulo, e foi um dos mais importantes nomes da chamada Vanguarda Paulistana, movimento que eclodiu na década de 80 rompendo com as gravadoras. O Festival de Música da Feira de Artes da Vila Madalena, promovido pelo teatro Lira Paulistana em 1980, revelou "Nego Dito", canção que ficou em terceiro lugar e deu nome ao artista. Itamar fez samba, reggae, funk, rock e até rap, acompanhado da banda Isca de Polícia. Teve a maioria de seus projetos lançados de forma independente para não correr o risco de ter sua criatividade direcionada pelas gravadoras. O artista usou e abusou da criatividade e sua obra foi gravada por nomes como Zelia Duncan, Rita Lee, Monica Salmaso, Zizi Possi, entre outros. Itamar Assumpção faleceu vítima de câncer em 2003.

Nenhum comentário: