quarta-feira, 15 de junho de 2011

Registro


O designer Charles Eames completaria 104 anos no dia 17 de junho, se estivesse vivo. É em homenagem a ele que o recém lançado twitter da loja Artesian (@artesianmoveis) fará o sorteio de uma cadeira DCW em carvalho americano no dia 30 de junho. Para participar, basta seguir o perfil e retuitar a frase: "Quero ganhar uma cadeira DCW, da @artesianmoveis, no mês Eamer por Menos”. Em breve também serão lançadas promoções no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Artesian/212794285417533).

Além disso, durante todo o mês, a Artesian venderá as cadeiras mais famosas do designer, a LCW e a DCW, em promoção. As versões coloridas ou em carvalho podem ser encomendadas a R$ 510 cada.

A peça, criada em 1946 para um concurso, é considerada uma ruptura na carreira de Charles Eames, que na época trabalhava com sua mulher, Ray Eames. Antes e durante a segunda guerra mundial, Charles fazia experimentos para a Força Aérea dos Estados Unidos, nos quais moldava talas de madeira. Mais tarde, essa habilidade foi útil para fazer móveis que exploravam formas mais orgânicas - qualidades que já eram pensadas e desejadas pelo designer, e que mais tarde se tornaram sua marca registrada.

É o caso da precursora, a LCW. Apesar de ser produzida em madeira, suas curvas suaves garantem um formato anatômico e confortável. Pensada para ser barata, confortável e viável para a produção em massa, a cadeira é pequena o suficiente para caber em ambientes reduzidos, mas marcante para que não seja um item básico na decoração. Não é demais dizer que ela é um dos mais importantes ícones do design modernista, tendo até ganhado o título de "Best Design of the 20th Century", da Time Magazine.

Foto de Fran Parente – Showroom da loja em São Paulo

Nenhum comentário: