segunda-feira, 10 de maio de 2010

Moda especial


O projeto "Roupas para Pessoas com Deficiência (PcD)", desenvolvido pela professora de Moda do Senai Cianorte, no Noroeste do Paraná, Leny Pereira foi selecionado para integrar a Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, que acontece em São Paulo, de 11 a 14 de maio, em paralelo à Conferência Internacional – Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos. A Mostra, realizada há três anos, tem o objetivo de reunir e disseminar informações e conhecimentos sobre ideias inovadoras em prol da sustentabilidade ambiental, social e econômica, desenvolvidas no Brasil. Para esta edição, o evento recebeu mais de 190 inscrições.

A professora do Senai, avalia a participação na Mostra como uma oportunidade para divulgar ainda mais seu trabalho. “O projeto de Roupas para PcD tem uma essência muito humana e traz uma solução para aumentar a inclusão social. Acredito que a participação na Mostra será uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso e se interessem pela causa”, acredita.

Para a exposição, Leny levará uma coleção de roupas produzidas especialmente para pessoas com deficiência motora, a mesma que apresentou no Rio de Janeiro, quando participou do Inova Senai, uma mostra nacional de inovação, realizada durante a Olimpíada do Conhecimento. Serão 30 peças no total. A novidade para a Mostra em São Paulo, segundo a estilista, ficará por conta de uma coleção de vestidos de noiva adaptados.

Inspiração & Grife
O projeto Roupas para Pessoas com Deficiência ganhou vida após Leny conhecer Tiago, um garoto tetraplégico, de 12 anos. A professora garantiu ao adolescente que criaria uma roupa exclusiva para ele, com facilidades que ajudariam os atos de vestir e despir. Depois de muita pesquisa e estudos, Leny finalizou seu projeto com o desenvolvimento de uma coleção de roupas exclusivas para crianças e adolescentes com deficiência motora.

O tamanho das peças foi adaptado através de um estudo chamado 4ª dimensão da modelagem, que observa o movimento do corpo, como o das articulações. A ideia foi utilizada para a criação dos moldes especiais. As peças têm diversos detalhes que facilitam o ato de vestir, como um deslocamento de costura, recortes nas costas, acabamento de costura com “pences” mais suaves e aviamentos mais fáceis e confortáveis - como botões de plástico ao invés de ferro.

Neste ano, a professora vai lançar sua marca de roupas exclusivas para portadores de necessidades especiais, oferecendo as peças para quem necessita. A “Toque de Seda”, nome da grife, pretende atender não somente crianças e adolescentes, mas adultos também. A ideia é produzir peças de moda casual, alfaiataria, vestidos de festa, ternos, camisas e, se houver demanda, até vestido de noiva. A loja será virtual e deve ser lançada ainda neste ano.

Com informações da FIEP
Crédito da foto: Renan Pissolatto

2 comentários:

Ana Lúcia Campos disse...

Muito legal essa atitude criativa e solidária em oferecer produtos para esse público, sem dúvida é um um nicho que deve ser explorado!

estou seguindop vcs, dá uma pssadinha no meu blog:

http://freaktrend.blogspot.com/

bjoooo


ana

Ana Maria disse...

Olá!
Meu nome é Ana Maria e estou te escrevendo para pedir uma ajudinha. Sou formada em Artes Visuais (UFPR) e estou a procura de alguma empresa em Curitiba que queira contratar criadoras para peças de acessórios/bolsas/roupas/etc. Produzo e vendo minhas próprias criações há 10 anos, mas gostaria de me fixar em algum lugar.
Por favor, se souber de algo ficarei muito grata (muito, muito, muito)!
Obrigada!

P.S: Que idéia maravilhosa deste projeto! Realmente!!! Lindo, em todos sentidos =)