segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Container Cultural abre convocatória para artistas paranaenses

Foto:divulgação

A primeira Mostra Container Cultural está com uma convocatória aberta para apresentação de artistas e espetáculos de todo o Paraná. O chamamento recebe propostas até o dia 28 de fevereiro e pode ser acessado na página do projeto. Serão selecionados quatro projetos, subsidiados pelo edital. A seleção dos espetáculos fica a cargo das artistas Joanita Ramos e Fátima Ortiz.

A Mostra acontecerá nas cidades de Jaguariaíva, Palmeira e São Mateus do Sul, com uma programação que contemplará diversas expressões artísticas como: música, palhaçaria, bonecos, improviso e contação de histórias, remetendo a aspectos culturais de diversas regiões do Brasil.

Em cada município onde será instalado o container-palco, serão apresentados 10 espetáculos (4 selecionados e 6 convidados) e ofertadas oficinas de contação de história, improvisação teatral, interpretação (linguagem clown) e produção e gestão cultural, as inscrições são livres para todos os públicos. 

Além das populações dos municípios já mencionados, serão convidados a compor a plateia espectadores de outros quatro municípios do Paraná: Arapoti, Fernandes Pinheiro, São João do Triunfo e Ventania. As atividades serão gratuitas e para todas as idades.

Foto: divulgação

Sobre o Container Cultural

Idealizado por Joanita Ramos e Paola Burkot com direção de produção de Diego Marchioro, o projeto transformou um container descartado em um espaço cultural itinerante a fim de fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural.
O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e incentivado pela Copel Distribuidora. Uma realização Container Cultural, Joanita Ramos e Rumo Empreendimentos Culturais.

Acesse o edital de chamamento no site: https://www.containercultural.com

Joyce Candido abre projeto que traz novos nomes do samba a Curitiba

Cantora é a primeira convidada do projeto “Quintal Convida” que programa atrações mensais de nomes da nova geração do samba

Foto: Tuna Mayer/ divulgação

Destaque da nova geração de artistas do samba e da MPB brasileiros, a cantora Joyce Cândido faz um único show em Curitiba no próximo sábado (15), a partir das 17h, no Quintal da Maria (Jaime Reis, 366, São Francisco).

Será a primeira apresentação do projeto “Quintal Convida” que vai receber nomes importantes do cenário contemporâneo do samba em shows mensais no bar Quintal da Maria. 
A convidada inicial, Joyce Cândido, vai abrir as rodas de samba mostrando sua versatilidade ao lado dos músicos da banda Samba Esporte Clube. 

“O repertório será voltado ao samba de raiz, com temas de Adoniran Barbosa, Nélson Cavaquinho, Noel Rosa, Cartola, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho, entre outros. O pessoal pode esperar muito samba de raiz, para cantar e dançar”, disse.   


Joyce Candido é uma artista múltipla que canta, dança, compõe e interpreta. Atualmente em cartaz em um show que recria o universo de Elis Regina. 


Prestes a lançar seu sexto álbum, Joyce se considera parte de uma geração de sambistas que surgiu na última década, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

“Já participei de vários projetos deste grupo de artistas que tem grande afinidade musical. A marca desta geração é estar sempre em movimento”.  

Para o diretor artístico do projeto, Isac FePer, a ideia do “Quintal Convida” é trazer artistas que “além de talento e presença palco cantem música de qualidade e tenham respeito a cultura do samba”, disse. 


Para ele o projeto é uma ponte entre o público do samba e uma geração talentosa, mas ainda desconhecida de artistas. “O que falta é acesso entre a nova geração da música brasileira e seu público em potencial. Vamos tentar unir os dois lados”, 


Biografia 

Pianista de formação clássica, Joyce Candido é formada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), cidade onde deu os primeiros passos na carreira. 

Ela destaca que apesar de não ter “nascido nas rodas de samba”, adquiriu amor pelo mais brasileiro dos gêneros. “Eu escolhi o samba. Comecei a cantar na noite em Londrina em um grupo que fazia um tributo a Beth Carvalho”, conta.

“Fui pega pelo coração. Uma coisa de bater em mim de forma profunda, tanto que escolhi me dedicar a isso”, conclui. 

Além de trajetória no samba e na MPB, Joyce tem respeitada carreira internacional. Em 2008, ela mudou-se para Nova Iorque, e estudou canto, balé, sapateado, jazz e teatro musical em escolas tradicionais americanas. 


Com este repertório, já estrelou montagens musicais da Broadway como “A Pequena Sereia” e “A Noviça Rebelde, entre outros. 


Em 2011, recebeu o prêmio Brazilian International Press Award na categoria de Melhor Cantora. Nesse mesmo ano lançou o elogiado álbum “O bom e o velho samba novo”, pelo selo Biscoito Fino. 


A partir deste trabalho, Joyce foi apadrinhada por pesos pesados da música brasileira como Chico Buarque, João Bosco e pela diva Bibi Ferreira (1922-2019).


“É muita responsabilidade. Mas fui muito bem recebida pelos sambistas do Rio que brincam que eu vim de presente para o samba. Na verdade, o samba é um presente para mim”.  


Serviço:

O Quintal Convida Joyce Candido 
Data: sábado, 15 de fevereiro  
Horário: a partir das 17h 
Endereço: Av. Jaime Reis, 366, São Francisco
Entrada:  R$20 até às 18h30. Depois R$25
Fan Page: https://www.facebook.com/barquintaldamaria/  

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Uma vitrine para os artistas

Crédito da foto: Kraw Penas
Prazo de inscrições de propostas vai de 20 de janeiro a 1º de março de 2020

O Museu Paranaense lançou nesta segunda-feira o edital para recebimento e seleção de propostas de exposições destinadas ao espaço Vitrine com o tema “Sinal dos Tempos”. As inscrições serão feitas online no prazo de 20 de janeiro a 1º de março de 2020. O edital não prevê repasse de recursos.


As propostas podem ser nas linguagens de artes visuais (desenho, pintura, escultura, colagem, pintura, instalação, fotografia, gravura, entre outras, bem como a criação ou reprodução mediante o uso de multimeios, meios eletrônicos, mecânicos, cibernéticos ou artesanais de realização), design e arquitetura.

Segundo a assessoria do Museu, para compreender melhor o tema da campanha lançada em 2019, o proponente deve acessar ao texto disponível no link bit.ly/novaidentidadeMUPA

O resultado da seleção será divulgado no site do museu e nas suas redes sociais a partir de 6 de abril de 2020. As propostas selecionadas serão expostas a partir de maio de 2020 e terão duração de no mínimo sessenta e no máximo noventa dias.

SERVIÇO
Edital de seleção de propostas expositivas para o Espaço Vitrine do Museu Paranaense
Prazo de inscrições: 20 de janeiro a 1º de março de 2020
Edital completo: https://bit.ly/2TJqqto
Inscrições: bit.ly/editalmupa2020
Texto de apoio: bit.ly/novaidentidadeMUPA

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

O olhar feminino no espetáculo Bafo da Gralha

Crédito da foto: Rodrigo Janasievicz

Espetáculo gratuito criado com textos de autoras paranaenses

A partir do dia 29 de janeiro de 2020, a CiaSenhas de Teatro apresenta no espaço  recém inaugurado Alfaiataria, sua 15a peça: Bafo da Gralha. A montagem permanece em cartaz até dia 16 de fevereiro, com entrada franca.

Bafo da Gralha estreou em março de 2016, realizando uma curtíssima temporada na cidade. A montagem foi desenvolvida, inicialmente, a partir do convite que a CiaSenhas recebeu para participar do evento Curitiba Mostra (encenações de textos da literatura paranaense) durante o Festival de Teatro de Curitiba. . 

O espetáculo Bafo da Gralha trabalha com algumas das vozes mais importantes da literatura paranaense de diferentes gerações de autoras-mulheres paranaenses.  O resultado revela uma visão de mundo feminina no século XXI. Para montagem da peça, a CiaSenhas reuniu Alice Ruiz, Leonarda Glück, Luci Collin, Priscila Merizzio, Ma Ry e Sueli Araujo. Os textos foram selecionados e organizados em formato de dramaturgia pela diretora e também dramaturga Sueli Araujo.

Como parte integrante do projeto, a companhia também realizará uma  Ação de Formação de Plateia com grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica com o intuito de apresentar características temáticas e estéticas do espetáculo e refletir sobre as questões da mulher na contemporaneidade.

O projeto é realizado com o programa de apoio e incentivo à cultura -Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do EBANX. 

SERVIÇO
BAFO DA GRALHA 
De 29/01 a 16/02/2020
Local: Alfaiataria
(R. Riachuelo, 274)
de quarta a domingo às 20h 
sábado às 18h e às 20h
ENTRADA GRATUITA
Mais informações: www.facebook.com/CiaSenhasDeTeatro/

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Mãe Orminda lança seu primeiro álbum em show no Teatro da Reitoria



Primeira mulher a cantar um samba enredo na avenida e nome histórico do gênero em Curitiba, a cantora Orminda de Oliveira Rosa, a Mãe Orminda, vai lançar seu primeiro álbum Energia e luz em show neste sábado (18 de janeiro), no Teatro da Reitoria (Curitiba/PR), a partir das 21h na 37º Oficina de Música de Curitiba.

Dona de uma voz inconfundível, aos 75 anos Mãe Orminda é intérprete e maior representante do samba no Paraná.

Com produção de Julião Boêmio e Rodrigo Titon, o álbum “Energia e luz” resgata sambas de várias épocas e estilos da história do gênero no país e abre espaço também para canções inéditas de compositores de Curitiba como Cláudio Peba e Ricardo Salmazo, entre outros.

O show de lançamento contará com participação especial do cavaquinista Alceu Maia e acompanhamento de grandes músicos da cena curitibana.

Os ingressos, com preços a partir de R$ 15, podem ser adquiridos em https://www.aloingressos.com.br/37-oficina-de-musica-m-e-orminda-e-banda.html.

Orminda foi a primeira mulher a puxar um samba enredo de avenida no Brasil, em 1978, para um público de cerca de 80 mil pessoas, em Curitiba. Começou sua carreira aos 12 anos e viveu a época do samba sem grana e sem glória, se transformando na maior referência do gênero no Paraná. Fez da espiritualidade sua profissão de fé e do samba sua profissão de amor. Essa comunhão extraordinária fica evidente em seu álbum Energia & Luz.

S E R V I Ç O
Show de lançamento cd “Energia e Luz”
Data: 18/01/2020 (sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba – PR)
Preço: a partir de R$ 15
Ingressos: https://www.aloingressos.com.br/37-oficina-de-musica-m-e-orminda-e-banda.html

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Edital seleciona empreendedores culturais para participação no Micsul no Uruguai

A Secretaria Especial da Cultura abriu hoje (10) as inscrições para o edital de seleção de 90 empreendedores culturais de todo o país que receberão apoio financeiro para participar da edição 2020 do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul). O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 26 e 29 de maio. As inscrições ficam abertas até o dia 26 de fevereiro e deverão ser feitas pelo formulário https://is.gd/micsul2020

O edital contempla iniciativas de nove setores criativos: artes cênicas; audiovisual e animação; artesanato; artes visuais e museus; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; e música. O documento informa que também serão selecionados um grupo de música e um grupo de artes cênicas para se apresentarem durante o Micsul 2020 e um estilista para promover um desfile de moda.

No total, serão repassados R$ 671 mil. Cada selecionado receberá apoio financeiro para as despesas com transporte (aéreo ou terrestre) e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local). Para grupos de teatro e música, serão destinados cerca de R$ 7 mil para cada integrante. Para o restante dos empreendedores, cerca de R$ 6 mil.

A íntegra do edital está em http://cultura.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Chamamento-p%C3%BAblico-MICSUL-2020-para-publicar-no-site-CGEIN-09jan2020.pdf


Sobre o Micsul
O Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais para incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. A expectativa da organização é que sejam gerados mais de US$ 54 milhões em negócios e acordos.

A edição 2020 vai contar com a participação de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, que passou a integrar o programa a convite do país anfitrião. 

*Com informações da Secretaria Especial da Cultura

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Melhores gestores do esporte nacional serão premiados em Curitiba




A Amo Esportes Fair e a Pluri Consultoria vão coroar o trabalho de profissionais ligados ao esporte que mais se destacaram em suas atividades ao longo de 2019 com o Prêmio Amo Esportes. A escolha dos candidatos levou em consideração a capacidade que tiveram para desenvolver e implementar estratégias eficientes para as instituições às quais eles atuam.


A lista foi divulgada na última segunda-feira (02/01) pela organização, em 12 áreas. Agora, os jurados escolherão um vencedor dentre os cinco concorrentes em cada categoria.

A cerimônia de premiação do evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 20h, no Estádio Athletico Paranaense durante a Amo Esportes Fair 2k20 em Curitiba.

Finalistas:

CLUBE DE FUTEBOL COM MELHOR GESTÃO: 
Bahia
Flamengo
Fortaleza
Grêmio
Athletico Paranaense.

DIRIGENTE DE CLUBES
Guilherme Bellintani (Bahia)
Rodolfo Landim (Flamengo)
Marcelo Paz (Fortaleza)
Romildo Bolzan (Grêmio)
Mário Celso Petraglia (Athletico Paranaense).

EXECUTIVO DE FUTEBOL DE CLUBES
Diego Cerri (Bahia)
Bruno Spindel (Flamengo)
Klauss Camara (Grêmio)
Rodrigo Caetano (Internacional)
Thiago Scuro (Red Bull Bragantino)

EXECUTIVO DE MARKETING
Lênin Franco (Bahia)
Maurício Portella (Flamengo)
Márcio Persivo (Fortaleza)
Beto Carvalho (Grêmio)
Mauro Holzmann (Athletico Paranaense).

CAMPANHA/AÇÃO DE MARKETING ESPORTIVO
Grêmio (Lançamento do Hotel oficial do Clube)
Fortaleza (linha popular de camisas e ação antipirataria)
São Paulo FC + Banco Inter (300 mil correntistas são-paulinos)
Vasco da Gama (campanha de sócio-torcedor)
Guaraná Antarctica (Seleção Feminina é #coisanossa)

MELHOR AÇÃO SOCIAL
Bahia (Dedo na ferida/racismo)
Bahia (Em nome do filho/ reconhecimento de paternidade)
Bahia (Me deixe torcer/assédio contra as mulheres)
Corinthians (homenagem e memória às vítimas do holocausto)
Fortaleza (Setembro Amarelo)

MELHOR INICIATIVA DE FUTEBOL FEMININO
Corinthians
Ferroviária
Iranduba
Avaí Kindermann
Contratação de Pia Sundhage para a Seleção Brasileira

GESTÃO DE LIGAS E CONFEDERAÇÕES
Liga Nacional de Basquete
Confederação Brasileira de Atletismo
Confederação Brasileira de Rugby
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Confederação Brasileira de Vela

DIRIGENTE DE LIGAS E FEDERAÇÕES
Mauro Silva (FPF)
Aline Pellegrino (FPF)
Sérgio Domenici (LNB)
Luciene Resende (CBG)
Mizael Conrado (CBP)

PROFISSIONAL DE DIREITO DESPORTIVO
Luiz Marcondes
Renato Renatino Pires Ferreira Santos
Mariana Chamelette
Felipe Augusto Loschi Crisafulli
André Gribel

JORNALISTA ESPORTIVO
Eric Faria
Gabriela Moreira
Luiz Penido
Mauro Cezar Pereira
Paulo Vinícius Coelho

PROFISSIONAL DE SAÚDE DESPORTIVA
Marcio Tannure
Thiago Monteiro
Paulo Muzy
Rodolfo Peres
Eduardo Takeuchi

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Começa a venda de ingressos para Bonnie Tyler em Curitiba

Cantora apresenta a nova turnê Between The Earth and The Stars comemorando 50 anos de carreira no Teatro Positivo


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bonnie Tyler (@bonnietylerofficial) em
Dona de uma das vozes mais conhecidas dos anos 70 e 80, a cantora galesa Bonnie Tyler se apresenta em Curitiba dia 17 de maio, às 20 h, no Teatro Positivo. No show, a cantora de 68 anos revive sucessos como a balada Total Eclipse Of The Heart, It’s A Heartache entre outras. Realizado pela Orth Produções, o espetáculo está com os ingressos sendo vendidos pelo Disk Ingressos por R$ 160 a meia entrada e R$ 320 inteira.

A nova turnê passará por cinco cidades do Brasil: Goiânia, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis e Curitiba.

SERVIÇO:

Bonnie Tyler apresenta turnê comemorativa dos 50 anos de carreira
DATA: 17 de maio de 2020 (domingo)
HORÁRIO: Abertura do Teatro: 19 h / Início show: 20 h.
LOCAL: Teatro Positivo, Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Classificação etária: 12 anos

Ingressos: 
Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808), nos quiosques dos shoppings Mueller e Estação, na loja Disk Ingressos do shopping Palladium. E pelo site do Disk Ingressos.
https://www.diskingressos.com.br/evento/963/17-05-2020/pr/curitiba/bonnie-tyler

Valores:
1º Lote Setor  Azul:  a partir de 160,00 (meia-entrada) e R$310,00 (Inteira) 
*Já está incluso o valor da tava administrativa.

Pontos de venda:
Shopping Estação
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775
Telefone: 41-3315-0808

Shopping Mueller
Endereço: Av. Cândido de Abreu, 127
Telefone: 41-3315-0808

Shopping Palladium
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 4121 - Lj3088
Telefone: 41-3315-0808

Bilheteria Teatro Positivo - Curitiba
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Telefone: 41-3315-0808

A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.* IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. ** OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.

Descontos de 50% para Clube Disk Ingressos & Uningressos, Assinantes Gazeta do Povo

Museu Oscar Niemeyer oferece ingressos para autores das melhores fotos no Instagram

Crédito da Foto: Joel Rocha
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove o concurso fotográfico “#meumon: revele o museu que só você vê”.

Segundo o release enviado ao blog, a ideia é aproveitar o maior fluxo de turistas na cidade para estimular o visitante a descobrir locais e ângulos inusitados do Museu. Durante o período da campanha “#meumon” – até 1º de março de 2020 –, os participantes deverão marcar as fotos feitas no Museu com @museuoscarniemeyer e #meumon, lembrando que esta ação é válida apenas no Instagram e que também é preciso seguir o perfil do Museu nessa rede.

A campanha marca as comemorações dos 17 anos do MON e, por isso, os criadores das 17 fotos mais originais e criativas, escolhidas por uma comissão avaliadora, ganharão 100 ingressos cada, para presentear amigos e familiares com visitas ao Museu durante o ano de 2020, além de ter a fotografia exposta em uma galeria virtual do Museu, especialmente criada para a campanha.

Serviço
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
museuoscarniemeyer.org.br 

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas 
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/mon/meumon/regulamento_concurso_meu_mon.pdf

sábado, 4 de janeiro de 2020

Universo dos jogos eletrônicos no gramado do Estádio Athletico Paranaense


Evento realizado pela Amo Esportes e Club Athletico Paranaense acontecerá de 14 a 16 de fevereiro em Curitiba

Em sintonia com as novas tendências da indústria do esporte, a Amo Esportes Fair terá um grande espaço para debater e vivenciar o universo dos eSports. No gramado do Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba, um stand de 280 metros quadrados da Confederação Brasileira de eSports (CBeS) abrigará um museu de jogos clássicos arcades, espaço para contar a história dos games e área para jogar e recepcionar youtubers e os principais gamers da atualidade. 


Além da área de interação, o primeiro Meeting de Marketing e Gestão abrirá um amplo e importante debate sobre a regulamentação dos eSports, como os patrocinadores podem se beneficiar investindo em jogos on-line e os principais desafios do mercado de games.

Para Leandro Takahashi, presidente da CBeS, o evento será uma grande oportunidade para desmistificar e mostrar todo o potencial do mercado dos eSports. “Pretendemos criar um ambiente que pais e filhos possam desfrutar dos jogos juntos conhecendo os jogos de cada geração. Serão três dias de muita informação e conhecimento e Curitiba como uma das cidade mais inovadoras do mundo  é o cenário perfeito” definiu Leandro.

Ingressos e inscrições - Os ingressos para a Amo Esportes Fair, evento realizado pela Amo Esportes e Club Athletico Paranaense estarão disponíveis no site https://amoesportesfair.com.br/ a partir de 15 de janeiro.

Para participar do Meeting de Marketing e Gestão Esportiva que acontecerá simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física visite agora https://amesportesfair.com.br/pt/marketing-esportivo. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos.