Ana Penso Foto: Jon
Indústria moveleira paranaense inaugura diretoria criativa com Ana Penso, lança coleção Ópera inspirada na Ópera de Arame e projeta presença internacional nos próximos anos
A Artesian, indústria moveleira com quase cinco décadas de trajetória, vive um momento de transformação. Fundada por Dorival Hadas, empresário reconhecido por sua visão pioneira, curiosidade e capacidade de antecipar tendências ao trazer referências da Europa e dos Estados Unidos, a marca consolidou-se como um dos nomes mais consistentes do setor no país.
Com duas plantas industriais, sendo a sede localizada atualmente em Campo Largo, Paraná, e a outra em Santa Catarina, a empresa emprega mais de 300 colaboradores, muitos deles com décadas de dedicação. A robustez fabril se reflete em uma cadeia produtiva completa e verticalizada, que vai da marcenaria à metalurgia, da fibra à pintura eletrostática, da usinagem CNC à prensa. Hoje, a Artesian produz em média 2.500 peças por mês e atende cerca de 70 pedidos mensais, incluindo grandes corporações como shoppings da BR Malls, redes hoteleiras como a Slaviero e grupos de gastronomia como Madero e Coco Bambu.
Uma nova liderança
Após o falecimento de seu fundador no primeiro ano da pandemia do Covid-19, a gestão da Artesian foi assumida por sua filha, Doriane Hadas Abage, engenheira mecânica que cresceu dentro da fábrica e trouxe para a companhia um olhar de precisão técnica, processos industriais e, agora, valorização do design autoral. “Me dedico integralmente ao negócio e minha prioridade é pensar os próximos 50 anos da empresa, com um posicionamento mais arrojado, conta a CEO.
Sob seu comando, a empresa preserva o controle sobre a produção e a cultura de excelência, ao mesmo tempo em que se prepara para ampliar o alcance da marca.
A estreia da diretoria criativa
Para marcar a nova etapa, Doriane nomeou em 2025 a designer Ana Penso como sua primeira diretora criativa. Reconhecida por seu olhar de curadoria, Ana chega para estruturar a linguagem de marca, ampliar conexões e inserir a Artesian no circuito contemporâneo do design. Sua estreia é a coleção Ópera, com 18 peças, sendo três em colaboração com a Minith Design Rochas, empresa paranaense, localizada na cidade de Pato Branco.
Inspirada na Ópera de Arame, cartão-postal de Curitiba, a coleção foi concebida em metal, com estética limpa e descomplicada, ecoando a tradição da Bauhaus. “Não sou adepta do modernismo, mas bebo na fonte da simplicidade. Decidi estrear com a apresentação de uma coleção funcional e com rápida produção, que conversasse com o mercado corporativo e com a nossa capacidade produtiva”, explica Ana.
A diretoria criativa também reforçou o time com a chegada do designer Patrick Afornalli, novo gerente industrial e especialista em processos fabris. A estrutura industrial foi renovada com maquinário de última geração, como a CNC de cinco eixos, comparada a uma impressora 3D pela rapidez e precisão, além das primeiras iniciativas de sustentabilidade, incluindo o reaproveitamento de resíduos de espuma e metal em projetos especiais.
Além de Ópera, a Artesian lançará coleções mensais, com diferentes formatos e complexidades. Terrazzo, com apenas três peças, já está programada para a sequência, assim como Gaia, uma peça única, imponente e de grande complexidade técnica. O modelo de lançamentos contínuos permitirá abastecer a produção com novidades, renovar catálogos e manter a marca em diálogo constante com o mercado.
A presença em mostras e eventos também faz parte da estratégia de reposicionamento. Em 2025, a Artesian marca presença na CASACOR Ribeirão Preto, reforçando sua conexão com o mercado de arquitetura, e também na Mostra Black de Curitiba, até 25 de novembro. “Na capital paranaense estamos presentes em dois ambientes, na fachada, com duas poltronas escultóricas, e no restaurante assinado por Cássio Robledo para a SPOT Gastronomia”, conta a diretora.
Sobre a Artesian
A Artesian é uma indústria moveleira brasileira rumo aos 50 anos de atuação, sediada em Campo Largo, Paraná, e com unidade em Santa Catarina. Com mais de 300 mil colaboradores e cadeia produtiva verticalizada - marcenaria, metalurgia, fibra, pintura líquida e eletrostática, usinagem CNC e prensa -, a empresa é referência em soluções para os segmentos de hospitalidade, gastronomia, mercado corporativo e imobiliário. Em 2025, inaugurou sua diretoria criativa, sob liderança de Ana Penso, para consolidar o design autoral como vetor de valor e diferenciação.
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