quarta-feira, 29 de maio de 2024

Etapa final de concurso de piano reúne novos talentos em Curitiba

Cerimônia de abertura reserva a apresentação pernambucano Luís Felipe de Oliveira, vencedor da última edição do Edna (categoria 19 a 27 anos). Foto Brunno Covello


A etapa final de um dos concursos de piano mais tradicionais do país reunirá, de 05 a 09 de junho, 39 jovens pianistas em Curitiba. O processo de seleção da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith contou com a participação de mais de sessenta estudantes do Brasil e de países da América Latina. Para as finais foram selecionados representantes de doze estados brasileiros, participantes de outros países não foram classificados. Sob a avaliação dos jurados Roberto Domingos, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich, os candidatos irão participar de audições em quatro categorias: 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos. 


Além da premiação em dinheiro para os vencedores de cada categoria, o Edna também contemplará o ganhador da categoria 19 a 27 anos com uma bolsa de estudos de uma semana na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha.


A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, lembra que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, afirma Daniela.


A abertura oficial do Edna acontece na quarta-feira (05/06), a partir das 20h, na Capela Santa Maria. Além da cerimônia de abertura, a noite reserva a apresentação do pianista pernambucano Luís Felipe de Oliveira, vencedor da última edição do Edna (categoria 19 a 27 anos). No domingo (09/06), às 19h, acontece a premiação e recital com os vencedores de cada categoria.


Homenagem a Edino Krieger - Todos os anos, o Concurso homenageia um grande compositor. Desta vez, o homenageado é Edino Krieger (1928 -2022) Além de maestro, foi violinista, compositor, produtor e crítico musical, dedicou-se à arte por mais de 70 anos. Criou, em 1968, o projeto que originou a Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Aos 15, saiu de Brusque (SC) e se transferiu para o Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, estudou na Juilliard School of Music (NY). Edino dedicou a vida à composição, direção de instituições culturais, crítica musical, ações de formação, criação e coordenação de festivais dedicados à música contemporânea, entre outras iniciativas. Atuou como presidente da Fundação MIS e como diretor da Sala Cecília Meireles. Edino foi presidente da Academia Brasileira de Música por diversos mandatos. 


Calendário de Audições - Abertas ao público, as audições realizadas na Capela Santa Maria terão entrada livre. Na quinta-feira (06/06), acontecem audições da categoria principal, 19 a 27 anos, a partir das 9h30 e no período da tarde a partir das 14h30.

Na sexta-feira (07/06), pianistas da categoria principal se apresentam às 09h30, e às 14h30 será a vez dos pianistas de 15 a 18 anos. 

No sábado (08/06), às 9h30 começam as audições da categoria 15 a 18 anos. A partir das 14h30, pianistas de 11 a 14 anos fazem suas apresentações.


A programação segue no domingo pela manhã, às 09h30, com as audições de até 15 minutos da categoria de 07 a 10 anos de idade. A cerimônia de premiação e o recital de encerramento com os vencedores de cada categoria acontecem a partir das 19h.


Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002) - Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim. 


Realização, apoios e patrocínio - Com apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC),  Habith-se, escolas de música Duettom e Paideia, Embap, Unespar e Hotéis Mabu, o concurso é uma realização da Unicultura e Trento Edições. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed Curitiba, Unimed Laboratório, Timber e Rodoparana.

SERVIÇO:
Etapa final da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith
Regulamento, participantes, calendário de audições e mais informações em  https://concursodepiano.com.br/

Data: de 05 a 09 de junho
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba - PR
Entrada Livre


Abertura Oficial e Recital com Luís Felipe de Oliveira
Data: quarta-feira, dia 05 de junho
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba - PR
Entrada Livre
Programa:

F. Chopin

Noturnos Op. 27

- Larghetto

- Lento sostenuto

F. Liszt

- Années de Pèlerinage S. 160 nº 6: “Vallèe d’Obermann”

- Lenda S. 175 nº 2: “São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas”

F. Chopin

Sonata para piano op. 58, em Si menor

- Allegro maestoso

- Scherzo

- Largo

- Finale: Presto non tanto


Recital de Encerramento com os vencedores de cada categoria e premiação

Data: domingo, dia 09 de junho

Horário: 19h

Local: Capela Santa Maria

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR

Entrada Livre

Nenhum comentário: