quinta-feira, 11 de abril de 2024

Ícone da nova cena jazz, Alfa Mist se apresenta em Curitiba


MC, produtor, pianista londrino é um dos mensageiros do novo música britânica e vem ao Curitiba Jazz Sessions neste domingo (14), na Ópera de Arame

Por Sandro Moser 

Fãs de jazz, hip-hop e da melhor música negra contemporânea têm a chance de ver o que há de mais quente na atual cena britânica e mundial neste domingo (14), às 19h, na Ópera de Arame. 

O músico, produtor e compositor londrino Alfa Mist vem pela primeira vez ao Curitiba Jazz Sessions com uma única apresentação da turnê de seu mais recente álbum, “Variables”, lançado no ano passado. 

Este é o melhor trabalho de um percurso notável que, em uma década e seis álbuns aclamados pela crítica especializada, colocou seu nome entre os mais influentes da nova geração do jazz mundial. 

Só esta definição, porém, é injusta por encaixotar em um único gênero o som livre e múltiplo do MC e pianista autodidata nascido e criado no East Ham de Londres. 

As produções do MC e pianista autodidata rompem qualquer rótulo ao combinar a batida do hip-hop à música clássica contemporânea, misturando as grandes bandas de jazz do século passado às referências do soul e da música contemporânea de várias regiões da África no século 21. 

Como bem definiu a crítica Rachel Aroesti do jornal londrino The Guardian, a música de Alfa Mist é “jazz suave e sutil que se mistura com o hip-hop e R&B e atinge o ponto ideal entre o acessível e o experimental”.

Como que tirando um atraso imposto pela pandemia, Alfa Mist (nascido Alfa Sekitoleko) está na estrada desde o ano passado, numa gira que tem esgotado ingressos por onde passa, seja nos EUA ou na Europa. 

Alfa Mista explica que “Variables” foi mesmo concebido para motivar uma longa turnê. "Todo o álbum é mais acelerado e influenciado pela liberdade de voltar aos shows. Sinto que estou voltando aos meus primeiros dias fazendo grime beats e criando faixas que dão a mesma vontade de mexer a cabeça em mim e no público”. 

Eis uma chance rara de ver um artista importante muito perto de seu auge no lendário palco da Ópera de Arame e balançar a cabeça com ele.

Serviço:

Curitiba Jazz Sessions apresenta Alfa Mist

Local: Ópera de Arame 

Data:14 de Abril (domingo), às 19h 

Abertura:Pedro Afara Project Domingo

Realização:GOAT Entertainment e Planeta Brasil Entretenimento

Ingressos: https://cheers.com.br/evento/curitiba-jazz-sessions-apresenta-alfa-mist-13541 

Nenhum comentário: