quarta-feira, 13 de março de 2024

Estudantes de Curitiba participam de aula de formação de plateia em música clássica


Elaborado pela Unicultura, projeto Bravíssimo Concertos Didáticos realizará dez aulas de formação ao longo de 2024

Alunos e professores da rede pública de ensino de Curitiba acompanham na próxima sexta-feira (15/03), no Teatro da Vila da CIC, o Curso Formando Novas Plateias em Música Clássica. Com a coordenação pedagógica de Liana Justus, 250 alunos dos alunos das escolas municipais Margarida Orso Dallagassa, Joana Raksa e América da Costa Sabóia realizam exercícios de escuta e audições comparadas. As atividades fazem parte do projeto Bravíssimo Concertos Didáticos e pretendem despertar o interesse pela música clássica e instrumental. Também participa das atividades o quarteto de cordas formado pelos músicos Pablo dos Santos Malagutti (violino), Karina Romanó (violino), Jhonatan Silva (viola) e Bruno Caetano (violoncelo). 

Ao longo do ano, serão realizadas dez aulas formativas com estudantes e professores da rede pública de ensino para o exercício de escuta atenta e orientada. Entre os objetivos do Bravíssimo Concertos Didáticos estão o desenvolvimento do senso crítico musical e a reflexão sobre o trabalho peculiar desenvolvido pelos artistas. A ideia central da iniciativa é despertar nos adolescentes o interesse pela música clássica e instrumental, ampliando seus repertórios musicais e refinando o gosto.

Em sua segunda temporada, o projeto busca agregar conhecimentos e informações básicas sobre a música clássica e com isso motivar a ida às salas de concerto. Segundo Ricardo Trento, diretor da Unicultura e idealizador do projeto, a ideia é proporcionar novas fronteiras do saber musical, juntamente com um desenvolvimento cultural. “Queremos despertar e desenvolver uma audição participativa, explorando os muitos modos de percepção através da escuta. Com isso, gerar uma interação participativa entre músicos de destaque e público leigo, criando elos associativos de simpatia e empatia”, conta Trento.

Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, o Bravíssimo tem incentivo da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed

SERVIÇO: 
Bravíssimo Concertos Didáticos
Data: sexta-feira dia 15 de março
Horário: 14h30
Local: Teatro da Vila da CIC
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 - Cidade Industrial de Curitiba

Nenhum comentário: