terça-feira, 14 de junho de 2022

Campeão brasileiro de skate desenvolve projeto social para crianças carentes

Convocado para a seleção brasileira de skate, Luigi Cini dedica seu tempo entre treinos e projeto sociais

Foto: Pablo Vaz/Divulgação

Libélula Digital

Atual campeão do STU National, o Circuito Brasileiro de Skate, em Porto Alegre (RS), o atleta Luigi Cini, de 19 anos, dedica parte do seu tempo entre treinos, competições e projetos sociais. Em Curitiba, sua cidade natal, Luigi construiu um skatepark onde desenvolve o Cini Skate Social — uma iniciativa voltada para crianças em situação de risco social.

“Recebemos crianças com vários tipos de carências. Há transmissão de valores importantes para o convívio em sociedade. Elas se divertem nas atividades com skate, e nós também aprendemos muito com elas”, afirma o jovem paranaense.

Convocado neste ano para a seleção brasileira de skate, Luigi representará o país nas competições internacionais da modalidade park. A partir desta temporada, faz parte do projeto da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) que tem como objetivo fortalecer a equipe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

O skate passou a ser esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, realizados em 2021 por causa da pandemia. Nas Olimpíadas de Tóquio, o Brasil foi o segundo país com mais medalhas no skate, perdendo apenas para o Japão. Os atletas brasileiros conquistaram três medalhas de prata.

Para Luigi, o skate é muito mais do que um esporte: “É meu lifestyle e uma forma de expressão”. O atleta conta que o skate surgiu na vida dele aos oito anos de idade. Junto com um amigo, foi a uma pista de skatepark na capital paranaense e começou a fazer aulas com Vitor Simão. “Ele me incentivou muito a me aperfeiçoar no skate e a participar de competições”, relembra. 


Esforço e dedicação ao skate

No fim de maio deste ano, Luigi venceu o STU National na pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, considerada a maior da América Latina. O curitibano afirma que essa conquista é o resultado de todo o esforço e dedicação ao skate.

“Meu sonho é continuar andando de skate com o mesmo propósito de quando comecei: me divertir, conhecer lugares e pessoas novas. Creio que os campeonatos e títulos são algo que acontecem de maneira natural se você realmente está focado em fazer o seu melhor”, diz. 

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Cini Skate Social também leva crianças e adolescentes de casas de abrigo de Curitiba para atividades de skate. 

Para o skatista, é muito importante apresentar o estilo de vida do skate a essa garotada que precisa de um espaço de lazer onde esteja segura e se mantenha saudável. 


Agenda cheia

Até o fim do ano, a agenda de Luigi está cheia de compromissos profissionais. Entre junho e outubro, por exemplo, fará uma série de viagens nacionais e internacionais para participar de demonstrações, treinos da seleção e competições.  Noruega, Austrália e EUA estão entre os próximos destinos de Luigi. 

No Dia Mundial do Skate (21/06), estará treinando no Rio de Janeiro (RJ) onde participará, em outubro, de um campeonato mundial de skate na categoria park. Trata-se de um evento importante para a corrida olímpica rumo aos Jogos de Paris 2024. Os skatistas somam pontos para as Olimpíadas e também competem pelo título oficial de campeão mundial. 

Nenhum comentário: