segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Escritoras paranaenses participam de evento literário internacional


“Mulherio das Letras Portugal” reúne escritoras de língua lusófona e acontece de modo virtual no fim de setembro

As escritoras Daiana Pasquim, Débora Mateus e Marianna Camargo participam do encontro literário “III Encontro Mulherio das Letras Portugal”, que ocorre virtualmente entre 24 e 27 de setembro de 2021. Elas participam da mesa de diálogo: "Jornalismo e literatura: duas vertentes convergentes”. A conversa será transmitida no dia 24/09, sexta, às 20h, pelos canais de transmissão do evento.

Todas residem no Paraná e têm em comum o ofício de jornalista e a carreira de escritora. Na sua terceira edição, o Mulherio das Letras Portugal tem como objetivo despertar a atenção para a sororidade e para as diversas vozes das mulheres na sociedade, em várias áreas ligadas à língua portuguesa, sejam autoras, escritoras, editoras, compositoras, articuladoras, agentes literárias, livreiras e que participam de outros movimentos e coletivos literários.

Daiana Pasquim, escritora e articuladora do Mulherio das Letras no Brasil, evento pioneiro, com início em 2017, comenta sobre a experiência de participar deste encontro: “Nossa sinergia e semelhança são espetaculares! Estar com Débora e Marianna nesta mesa de diálogos significou para mim oficializar um evento como articuladora do Mulherio das Letras Portugal, no Brasil - convite da Adriana Mayrinck que aceitei com altruísmo. Pauto minha vida nas energias do universo e, neste exato momento, estar conectadas com duas jornalistas e escritoras paranaenses é o que Jung chamaria de sincronicidade. Desejo que possamos criar novas tessituras nessa tríade”, projeta Daiana.

Débora Mateus fala sobre a importância do evento em sua vida como retomada literária, após uma pausa de mais de 20 anos: “Participar desta edição do Mulherio das Letras Portugal é como um marco para mim. Se destaca como um passo importante nesse meu momento de resgate literário e reforça a relevância de abrir espaços para a troca de reflexões entre vozes femininas que compartilham da mesma paixão. A rica conversa durante nossa mesa de diálogos, especialmente entre jornalistas e escritoras como Daiana e Marianna que, assim como eu, convergem em histórias e inspirações, foi uma maneira de celebrar tudo isso.”

A jornalista e escritora Marianna Camargo também comenta sobre a experiência do encontro. “ A proposta do Mulherio das Letras é fundamental para abrir espaços na literatura e por ser um evento voltado às mulheres, com o objetivo de intensa troca de ideias e conhecimento. O convite para participar dessa mesa com escritoras e jornalistas do porte de Daiana e Débora me deixou muito honrada. Creio que todas saímos enriquecidas desta conversa”, conclui.

Mulherio das Letras Portugal

O Mulherio das Letras Portugal teve início em 2018, administrado pela produtora cultural e editorial Adriana Mayrinck (In-Finita),  e reúne autoras que escrevem em língua portuguesa, nascidas, residentes ou que visitam Portugal para divulgar a literatura e a cultura lusófona. Realizam, além do encontro anual, lançamentos e apresentações de livros, coletâneas, oficinas, saraus, tertúlias, círculos de leituras e discussões, entre outras atividades.

É um movimento espontâneo,  de caráter autônomo, independente e colaborativo, com o objetivo de  reunir profissionais relacionadas à produção literária e cultural, de autoria feminina para divulgar/promover e criar oportunidades de encontros para dinamizar e fortalecer o vínculo entre as mulheres envolvidas no universo literário, que se propõem a discutir questões da mulher nas áreas da literatura, da arte e da cultura.

Adriana Mayrinck  ressalta o conteúdo da conversa entre as três jornalistas e escritoras: “ O encontro entre o olhar e o pensar crítico e assertivo do jornalista e a subjetividade do ser poético foram muito bem representados nesta mesa de diálogos entre estas três grandes mulheres e profissionais das letras que conseguiram em pouco tempo sintetizar em fragmentos, tantas mensagens que além de incentivar à produção literária, trouxeram  conhecimento e despertaram emoções e questionamentos que estarão ainda em nossos pensamentos. O objetivo é exatamente este, uma vez por ano, criar em Lisboa, presencial ou virtual  um ponto de encontro lusófono para provocar, interagir e trocar impressões do universo feminino pelos diferentes olhares e vivências de cada  participante”, pontua a coordenadora do evento em Portugal.

Pioneirismo brasileiro

O evento “Mulherio das Letras” foi idealizado e teve início no Brasil em 2017, pela escritora Maria Valéria Rezende e hoje conta com muitas mulheres na linha de frente. É um coletivo feminista literário, de autoras brasileiras, diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral.

O grupo possui representatividade em quase todas as cidades do Brasil, também com coordenação em Portugal, Itália, Europa e Estados Unidos.

De acordo com as realizadoras, a ideia é realizar um movimento em progressão e que ocorre com desdobramentos. “São mais de sete mil mulheres que trabalham no sentido de promover, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação, o empoderamento feminino - não apenas como um direito humano fundamental, mas como base necessária para a construção da igualdade de gênero. Nos encontros anuais, realizados por enquanto no Brasil, em Portugal e na Itália, tentamos agregar e acolher todas as escritoras, autoras, leitoras e simpatizantes que fazem da escrita uma caminhada sem fronteiras, para a divulgação da língua portuguesa”, comentam as responsáveis pelo Mulherio das Letras.

Serviço:
III Mulherio das Letras Portugal
24 a 27 de setembro de 2021
http://mulherioletrasportugal.blogspot.com
E-mail: mulherioportugal@gmail.com

Transmissão pelas plataformas:
INSTAGRAM: @mulheriodasletrasportugal
TWITTER: @mulheriopt

YOUTUBE: Canal In-Finita – II Encontro Mulherio da Letras Portugal:
https://www.youtube.com/watch?v=RGSGttB7oGY&list=PLEW0a6TSzisidG9KE-dG40ABsqUMejel1

Canal Mulherio das Letras Portugal https://www.youtube.com/channel/UCckvsQDLy5MeWPfwse4y1pA?view_as=subscriber

Nenhum comentário: