domingo, 16 de maio de 2021

Festival Plá levou a arte da rua para a internet


Milhares de pessoas assistiram aos shows em versão online dos artistas de rua de Curitiba 

Contando com a figura central da arte de rua em Curitiba como anfitrião, o Festival Plá levou o espírito da arte popular para a linguagem das lives, que dominou a internet durante o período da pandemia.

Mais de quatro mil pessoas acompanharam os shows em formato online dos artistas de rua da cidade que misturaram circo, performance, música e teatro.

Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o Festival Plá deu oportunidade para que 17 artistas que costumam se apresentar nas ruas, e em outros palcos da cidade, pudessem exercer a nobre profissão durante o período em que os decretos sanitários proibiram as apresentações com a presença de público na cidade. 

“Muitos destes artistas estavam sem trabalhar, alguns procuraram outros ofícios além da arte pra sobreviver durante a pandemia. E, por isso, o Festival Plá foi uma alegria pra todo mundo!”, afirma Pedro Hey que é idealizador e produtor do Festival Plá.

“Agradeço ao Festival Plá. A Arte de Rua é uma missão que vou levar pro resto da minha vida”, disse o músico Wes Ventura, um dos convidados da primeira edição do festival. 

O Festival Plá se encerrou no último domingo (9) com uma emocionante performance conjunta dos três maiores ícones da arte de rua em Curitiba: o Plá, o palhaço Chameguinho e o ator Jota Eme que faz o “Homem Aranha da Rua XV”.  

Chameguinho que ainda aguarda o momento da volta ao trabalho em seu palco na rua XV de Novembro disse que o Festival foi um sopro de esperança para os artistas de rua. 

“São 33 anos de carreira em Curitiba fazendo a alegria do povo. Quero agradecer à toda equipe por participar. A gente se vê na Rua XV, se cumprimenta na Rua XV, mas nunca tivemos a oportunidade de estar junto numa festa bonita como essa”.

Para o anfitrião Plá, o sentimento ao final do evento era de gratidão. “Sinto-me muito contente por me apresentar e (contente) pelas lives que tenho acompanhado, com artistas de grande valor. Os artistas sempre dando o melhor de si. É uma satisfação muito grande.  E esse meio de passar (a arte) pelas Lives, pela internet, é um meio ótimo, assim a arte não morre... A arte realmente salva e liberta o ser humano”, disse. 


Todos as LIVES estão disponíveis na FanPage do Festival Plá

https://www.facebook.com/plafestival

Agora disponíveis também no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCrDqVLHkoOM2dNyAh3u-kJg

Nenhum comentário: