Pátio de compostagem no Jardim Botânico de Florianópolis |
Com Informações do menor jornal do mundo Minhoca na cabeça é o nome do programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis que está ajudando a reduzir o volume de lixo orgânico despejado em aterro sanitário. A ação troca resíduos orgânicos por minhocários que geram húmus e biofertilizante líquido para hortas e jardins em casas e apartamentos.
Até o momento, 700 pessoas receberam os kits de compostagem e orientação sobre o manejo. A boa prática já recuperou 103 toneladas de resíduos orgânicos, gerando economia com o transporte até o aterro sanitário e redução de 70% na emissão de carbono. Em abril, mais 400 pessoas estão cadastradas para receber seu minhocário. Para isso, participam de um etapa teórica on-line com duração máxima de uma hora e meia e depois, uma prática, de no máximo 30 minutos, no Jardim Botânico de Florianópolis, para montagem e retirada do kit de caixas, composto e minhocas californianas.
Ao lado de outras ações, como a coleta porta a porta e a entrega voluntária de resíduos orgânicos, a cidade tem como meta reciclar 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos até 2030. Isso representaria uma economia de R$ 50 milhões ao ano para o município. Para saber mais acesse o e-book Minhoca na Cabeça
Nenhum comentário:
Postar um comentário