A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial on-line e gratuita para comemorar o Mês da Mulher. As ações incluem uma oficina de trabalhos manuais, sessões de contação de histórias, uma mesa redonda com escritoras e uma edição do jornal Cândido inteiramente dedicada ao universo feminino na literatura.
Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, acontecem as primeiras aulas do Laboratório Lygia Clark — uma oficina para crianças e adolescentes que propõe experimentações artísticas a partir dos trabalhos da pintora e escultora mineira (cujo centenário de nascimento foi comemorado em 2020). O curso segue até sexta-feira, com transmissão no canal youtube.com/BPPConta, em dois horários: às 11h15 e 15h15.
No dia 12, a equipe de Seção Infantil da Biblioteca lança o ciclo de contação de histórias Mulheres Mudam o Mundo. Durante todo o mês, sempre às sextas-feiras, os contadores da BPP apresentam leituras do livro Malala, A Menina que Queria Ir Para a Escola, de Adriana Carranca. A obra relata para as crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, perseguida e atacada pelo regime Talibã por defender a educação feminina. A ação também acontece no canal youtube.com/BPPConta.
Para adultos
No dia 17, a BPP promove uma mesa redonda com as escritoras Julie Fank, Giovana Madalosso e Mariana Basílio. Elas discutem a participação feminina na literatura em uma live transmitida a partir das 20h no canal youtube.com/BibliotecaPR.
A programação do Mês da Mulher da Biblioteca Pública termina no dia 31, com o lançamento de uma edição especial do jornal mensal Cândido. Todo o conteúdo da publicação literária leva a assinatura de colaboradoras — da matéria de capa aos artigos de opinião, passando por fotos, quadrinhos, contos, poemas e ilustrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário