quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Araucarilândia – 90 anos de uma obra fundamental



No dia 29 de janeiro, acontece o lançamento on-line da reimpressão da histórica obra “Araucarilândia”.  Nesta data, está programada a exibição via Youtube do “Concerto às Araucárias”, às 20h e a veiculação da versão digital do livro, com acesso a deficientes visuais. O público também pode conferir, desde já,  nas redes sociais do projeto a série de vídeo-oficinas “Plantão: Planta, Plantinha”. Todo o conteúdo está reunido no site www.araucarilandia.com.br

Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a edição fac-similar do livro de autoria do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne. A obra foi publicada originalmente em 1930, a partir de uma expedição que partiu de São Paulo e, de trem, passou pelo Paraná e Santa Catarina, observando a beleza das matas e também sua acelerada depredação, com especial destaque às araucárias, protagonistas de seu livro.

Considerada obra rara, Araucarilândia recebeu a primeira impressão em 2014, a partir de projeto do ambientalista curitibano José Álvaro Carneiro - atualmente diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. Em menos de um ano, esta edição já estava esgotada e, diante de sua atualidade e da urgência das questões que aponta, Carneiro coordena mais uma vez um projeto de reimpressão. 

No ano em que a primeira edição da obra completa 90 anos, José Álvaro lembra que já no final da década de 1920, Hoehne percebia a profunda inter-relação entre natureza e sociedade, sustentando a ideia de que salvaguardar as florestas significava garantir o futuro. E que, de forma precursora, defendia a preservação ambiental como um direito das gerações futuras. 


Versão on-line, música e oficinas

A nova edição conta com algumas preciosidades que colocam em diálogo o passado e o presente da Floresta Ombófila Mista, carinhosamente denominada por Hoehne: Araucarilândia. Nela, um caderno suplementar com textos de Clóvis Borges, João Paulo Capoabianco e José Álvaro Carneiro, chama a atenção para os caminhos percorridos pelo ambientalismo brasileiro até aqui, e para as potencialidades e desafios a enfrentar hoje. O caderno traz também fotografias de Zig Kock, que em tempos do necessário isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, permitem que o público realize uma viagem pelos vestígios remanescentes desta paisagem. O livro físico e o caderno suplementar terão distribuição gratuita para instituições públicas de ensino, bibliotecas e afins. O público em geral poderá fazer download da versão digital no site do projeto.

Além disso, como forma de estimular os sentidos e sensibilizar para a importância desta reflexão, o projeto realizou o “Concerto às Araucárias”, gravado em vídeo e disponibilizado gratuitamente on-line. Com direção do cineasta Luciano Coelho, a artista Ana Rosa Tezza conduz o leitor, introduzindo as peças do compositor João Pedro Teixeira, executadas por ele e pelo Quarteto das Moiras. 

Como “cereja do bolo” ou como uma “camapu do bolo” o projeto produziu uma série inédita de vídeo-oficinas, já disponível no Facebook e Youtube do projeto. O Plantão: Planta, Plantinha traz, de forma lúdica e leve, o conhecimento tradicional e também científico acerca das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Guiado pelo Mago Jardineiro, o público fica fascinado ao conhecer e reconhecer uma série de plantas comestíveis, muitas vezes vistas como “mato” e que fazem parte, na verdade, da diversidade ambiental brasileira e da indissociável relação entre natureza e cultura.

As oficinas e concerto também estarão disponíveis, via televisores internos, para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, seus familiares e colaboradores da instituição, contribuindo fundamentalmente para a descentralização do acesso à arte e a cultura.

O projeto Araucarilândia – 90 Anos de uma Obra Fundamental foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio de Care plus, Qualirede, Demóbile, Metisa, Agroplan, Merco, Linea Verde, Stampa Foods, GV2C Consulting, AmannGirrbach Brasil.


SERVIÇO:

Araucarilândia – 90 anos de uma obra fundamental
Lançamento online do livro e concerto dia 29 de janeiro de 2020
Concerto às Araucárias, às 20h, via Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCyX0hh0fzJC0F_HwfmGfarA



Nenhum comentário: