quarta-feira, 22 de julho de 2020

Curiosidades sobre a construção do Museu Oscar Niemeyer

Crédito da Foto: Nani Góis


O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série em suas redes sociais que conta um pouco mais sobre a arquitetura e o processo de construção do espaço. Construído em novembro de 2002, no governo de Jaime Lerner, a obra custou US$ 14 milhões (R$ 71,5 milhões). Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas.

Entre as curiosidades descritas nos posts está o processo de construção do prédio do Olho, num intenso trabalho que durou seis meses ao longo de 2002. Idealizado para abrigar um museu, sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício, projetado por Niemeyer em 1967.


Segundo a assessoria de imprensa do museu, outro post da série conta que tal prédio foi idealizado por Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Este, entretanto, nunca chegou a funcionar no local. Quando a obra foi concluída, em 1978, o prédio passou a servir como sede das secretarias do Estado do Paraná, papel exercido até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte. 

Oscar Niemeyer tinha então 93 anos. Num primeiro momento, o arquiteto projetou dois espaços cobertos em cima do edifício principal, mas, ao ser informado posteriormente sobre a grandiosidade do terreno, o arquiteto criou outro projeto – o que tinha o anexo em forma de olho.


O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

Nenhum comentário: