Reinvenção artística do cantor e compositor Dary, o projeto Dario Júlio; Os Franciscanos propõe uma viagem ao tempo em sua estreia. Descrito como algo que estaria tocando em uma rádio AM em meados dos anos 1970, o projeto marca o começo oficial da carreira solo do artista sul-mato-grossense radicado no Paraná. Após divulgar o primeiro single, “Como Diria o Poeta”, o trabalho ganha o álbum de estreia, “O Menino Velho da Fronteira”, já disponível nos principais serviços de streaming de música.
A partir de 2017, Dary começou a escrever novas músicas e a resgatar composições perdidas, se distanciando do que já havia feito em trabalhos anteriores e focando em revisitar as suas memórias. Assim como o projeto teve sua gênese nos tributos a artistas que marcaram sua trajetória, as músicas que Dary ouvia enquanto crescia serviram de inspiração para o álbum de estreia.
Com a ajuda do guitarrista Bruno Sguissardi, convidado a produzir o material, ele passou a formatar “O Menino Velho da Fronteira”. Além de Dary e Bruno, o disco conta com Ivan Rodrigues (bateria), Marcelo França (baixo), Matheus Bittencourt (guitarra) e Romann (piano e teclado).
Essa construção coletiva foi baseada na troca - literalmente. “Um certo dia, ciente de que precisava me resgatar, fui pedir ajuda a meu amigo Bruno Sguissardi, guitarrista da banda Anacrônica. Disse: ‘Tenho de gravar um disco. Só não tenho dinheiro. Tudo o que eu posso te dar é a minha guitarra. Em troca, você produz o álbum?’. E ele aceitou. Não era qualquer guitarra, uma Gretsch belíssima, com timbre maravilhoso, mas pouco para financiar uma gravação. No entanto, o Bruno fez acontecer: gastou combustível, buscou parcerias, contou com a solidariedade de mais amigos e aí está o resultado: meu melhor trabalho. E eu devo muito a ele. O disco é tão do Bruno quanto meu, senão mais dele”, analisa Dary.
O disco de Dario Júlio; Os Franciscanos já está disponível em todos os principais serviços de streaming de música. Ouça “O Menino Velho da Fronteira”: http://smarturl.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário