terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Fedra em: O Fantástico Mundo de Hipólito em cartaz no Teatro Experimental da UFPR


Foto: Amanda Vicentini 
A nova montagem da Setra Companhia,  “Fedra em: O Fantástico Mundo de Hipólito”, estreia dia 15 de março no TEUNI - Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná. A montagem também integra a Mostra 2019 do Festival de Teatro de Curitiba, nos dias 27 e 28 de março, com entrada franca, em sessões duplas, na Casa Hoffmann. 

Com direção de Eduardo Ramos e Michelle Moura e dramaturgia de Gustavo Marcasse,  o trabalho se monta a partir do texto “Amor de Phaedra” da dramaturga britânica Sarah Kane;  e tem, em seu elenco, artistas da dança, performance e teatro a fim de provocar uma fricção de linguagens a partir do mito grego originado por Eurípedes.
A hibridez das linguagens também é uma forma de resposta à metamorfose de todos os dramaturgos que abordaram o mito de Fedra. No texto de Sarah Kane podemos encontrar a espacialidade que Racine propõe no classicismo francês, a violência explícita do movimento teatral londrino da década de 90, gerando mais densidade trágica que os próprios mitos gregos. Sarah expõe em suas obras as vísceras humanas, o comportamento torto e falho da humanidade que, normalmente, é evitado em cena. Em 2019 pode-se  perceber que a banalização da tragédia é ainda mais escancarada. O sensacionalismo da violência é algo pertencente e absolutamente normal no nosso dia a dia.
O espetáculo apresenta a família burguesa real do mito grego de Eurípedes. A Setra Companhia, na construção da cena, sentiu a necessidade de anteceder, trazendo personagens como Ariadne e ampliando a participação do herói Teseu, quase inexistente em todos os textos abordados, para expandir e desdobrar a falência da figura masculina heróica, introjetada na cultura da sociedade ocidental.
A degeneração social está presente na família. A rejeição do amor de Fedra por Hipólito é apenas mais um elemento da indiferença e desumanização que vemos todos os dias no nosso cotidiano.
Para encontrar tal grau de intensidade, a Setra Companhia reuniu para o elenco os artistas Maikon K., para a figura de Hipólito e a bailarina Cintia Napoli, para evocar tantas e tantas Fedras já soterradas. Os bailarinos Airton Rodrigues e Malki Pinsag trazem o mito anterior, como Teseu e Ariadne. E Rubia Romani se encarrega da personagem Strofe, filha fictícia de Fedra, inventada por Sarah Kane. 


EQUIPE DE CRIAÇÃO

Elenco Airton Rodrigues | Cintia Napoli | Rubia Romani | Malki Pinsag | Maikon K
Direção Eduardo Ramos 
Co-direção Michelle Moura
Dramaturgia, ilustração e projeções  Gustavo Marcasse 
Assistência de direção Leonardo Moita
Direção musical Edith Camargo 
Composição musical Paul Wegmann
Figurino Eduardo Giacomini 
Iluminação Lucas Amado 
Cenografia Guenia Lemos  
Maquiagem Marcelino de Miranda 
Fotografia Amanda Vicentini 
Operação de luz Augusto Ribeiro | Operação de som Cindy Napoli 
Assessoria de Imprensa e Comunicação Fernando de Proença 
Direção de produção Diego Marchioro | Produção executiva Cindy Napoli
Coordenação de produção Rumo Empreendimentos Culturais 
Realização Cooperativa dos Profissionais de Arte e Cultura do Paraná, AP da 13, Rumo Empreendimentos Culturais e Setra Companhia

Incentivadores Cedip e Uninter, Lei Municipal de Incentivo à  Cultura de Curitiba

*Projeto realizado com do apoio do Programa de Apoio e Incentivo a Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO 
FEDRA EM: O FANTÁSTICO MUNDO DE HIPÓLITO

TEUNI – Teatro Experimental da Universidade federal do Paraná
(Rua XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba – PR)
Telefone: (41) 3360-5066/ 99863596

Temporada:
15 de marco a 24 de março e 09 a 14 de abril
terça a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Nenhum comentário: