segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Espetáculo Chopin ou O Tormento do Ideal em cartaz no Guairinha

Foto: Rubens Cerqueira

Informações de Fernando Proença

Chopin ou O Tormento do Ideal é um espetáculo consagrado a Chopin, que associa música e poesia, interpretado pela atriz Nathalia Timberg e tocado por Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, dirigidas por José Possi Neto. O espetáculo chega a Curitiba para duas apresentações no dia 22, às 17h e 20h.


A montagem original teve sua estreia nos primeiros meses do ano de 1987, no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris. O Pianista Erik Berchot, vencedor (notavelmente) do prêmio Frédéric Chopin de Varsóvia (1980), uniu seus talentos aos do ator e autor Philippe Etesse para compor a peça.

Partindo de recortes textuais da vida de Chopin, cartas de George Sand entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux, o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, vinte anos da vida e da obra do compositor, criando uma possível subjetividade acerca de sua biografia com a objetividade e a poética do seu contexto histórico. Texto e música marcam os acontecimentos e apresentam uma personagem dividida entre um cotidiano vivido, às vezes, dolorosamente e um ideal inatingível.

De um lado do palco, uma das maiores vozes do teatro brasileiro, Nathalia Timberg, e do outro uma das mãos mais habilidosas e sensíveis do piano, além de profunda conhecedora do repertório e do gênio chopiniano - em 2011, a pianista foi indicada ao Grammy Latino pelo disco ‘Chopin por Clara Sverner’.

Serviço:
CHOPIN OU O TORMENTO DO IDEAL
Com Nathalia Timberg e Clara Sverner

Local: Centro Cultural Teatro Guaíra - Guairinha
Endereço: (Rua XV de Novembro, 971)
Data e Horário: sábado , dia 22 de setembro às 17h e 20h 
Valor do Ingresso: Inteira – R$ 50,00 - Meia – R$ 25,00
50% para estudantes e pessoas de idade igual ou superior a 60 anos. Vendas antecipadas no site do Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br
Informações: 33150808
Duração: 70min
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Clássico

Nenhum comentário: