sábado, 12 de maio de 2018

Praça da Espanha recebe festival em tributo a Saul Trumpet

Evento nos dias 9 e 10 de junho reunirá músicos de jazz da cidade para uma grande homenagem ao mais carismático trompetista e compositor curitibano


Seis meses após sua morte, Saul Trumpet, um dos maiores instrumentistas paranaenses de toda a história, ganha sua primeira grande homenagem.  Para preservar a memória do lendário músico, que teria completado 75 anos no último dia 21 de abril, um festival de jazz idealizado pela Associação dos Comerciantes e Moradores da Região da Praça Espanha (Ascores) levará o seu nome e reunirá músicos amigos e jovens discípulos: o I Saul Trumpet Jazz Festival será realizado nos dias 9 e 10 de junho, na Praça da Espanha.
O palco do evento é bastante ligado ao trompetista, compositor mais talentoso e carismático de Curitiba. Lá, ele se apresentou por diversas ocasiões durante o Empório Soho, evento realizado no local entre 2015 e 1017. E os artistas convidados todos têm alguma ligação com Saul – que sempre, durante suas cinco décadas de carreira, lançou e apadrinhou dezenas de jovens músicos.
Um deles, o pianista Jeff Sabbag, proprietário do Dizzy Café Concerto, começou a tocar com Saul aos 17 anos e foi parceiro de jazz por mais de três décadas“Ele foi o músico mais original que conheci, a essência do artista da noite. Ele podia até ter tem menos formação do que um músico de palco, mas tinha uma verdade musical maior”. Para o festival, Jeff “emprestará” sua Dizzy All Stars,uma reunião de músicos que tocam frequentemente no bar, em especial o trompetista João Marins, que tocou em seu funeral.  A apresentação será no sábado, acompanhando o jovem pianista Bernardo Manita.
Ele se apresenta no domingo, abrindo a tarde musical.
Todos os shows do festival serão gratuitos.
Gastronomia – Nos moldes de todos os eventos produzidos pela Ascores na Praça Espanha, haverá também uma grande feira gastronômica com diversos tipos de pratos, doces, cervejas e vinhos.
Confira a programação: 
▶ Sábado 9/06
14h JAZZ BOP QUARTETT
16h BERNARDO MANITA e DIZZY ALL STARS
18h BIG TIME ORCHESTRA
▶ Domingo 10/06
14h CELSO PIRATTA
16h BOLDRINI QUARTETO
18h KATIA DRUMOND, RICARDO VEROCAI & MUV

Nenhum comentário: