segunda-feira, 28 de maio de 2018

28 de maio, Dia Mundial do Hambúrguer!

Você sabia que em 28 de maio é comemorado o Dia mundial do Hambúrguer? Ninguém sabe ao certo quem escolheu a data – o fato é que ela surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 como “Dia Nacional”, depois ganhando status de data internacional.  Também, pudera: os norte-americanos são os maiores consumidores da iguaria – são mais de 50 bilhões de hambúrgueres por ano! 

Para comemorar a data, o Angus Young Clube de Carnes lançou uma promoção. A marca elabora desde 2017 um hambúrguer de costela de Angus, raça bovina britânica de carne macia e saborosa, usando a fórmula a mais simples possível: apenas carne moída de costela de angus e sal, sem glúten nem temperos que possam desagradar ao paladar. O resultado é uma peça suculenta e saborosa, que a marca está vendendo em kits promocionais: 10 unidades por R$ 40. 



Neste mês de maio a marca lançou uma novidade: o hambúrguer de Porco Moura –raça de suíno implantada no sul do país pelos jesuítas espanhóis no séc. VII e que já esteve ameaçada de extinção, sendo resgatada por um projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A excelência de sua carne é comparada à de raças ibéricas como o Pata Negra, pois são da mesma origem genética. O resultado: um hambúrguer extremamente saboroso e surpreendente. A Angus Young também está vendendo a iguaria em kits promocionais, com seis unidades cada, por R$ 40.

Fenômeno mundial - Apesar de ter se transformado em um símbolo cultural e gastronômico dos EUA, o hambúrguer não foi uma invenção dos americanos.  O “bife de carne moída” só desembarcou no país no século XIX, pelas mãos dos imigrantes alemães vindos dos arredores da cidade de Hamburgo. Recebeu o nome de Hamburg Style Steak (bife ao estilo hamburguês) – uma clara referência à sua origem. Os americanos então aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão – as massas de trabalhadores necessitavam de algum tipo de alimento rápido, prático e barato, adequado ao ritmo da explosão industrial do país.



Durante o período entre guerras, o hambúrguer já era muito famoso. Na cultura popular, ganhou um grande impulso com os quadrinhos do “Marinheiro Popeye”. Em 17 de janeiro de 1929, surgiu o personagem J. Wellington Wimpy (muitas vezes abreviado para apenas “Wimpy” e conhecido no Brasil como “Dudu”), um guloso educado que era apaixonado por hambúrgueres. Durante o auge de sua popularidade nos anos 1930, Dudu passou uma imagem de que os hambúrgueres eram saudáveis, e sua fama resultou na criação de uma cadeia de fast-food chamada Wimpy, em sua homenagem.

A partir daí, o sanduíche de hambúrguer conquistou o mundo.

Origens - Mas a história do hambúrguer começou muito antes dos hamburgueses apresentarem o prato aos americanos. No fim do século XII e início do XIII, a Europa conheceu as invasões dos mongóis. Entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas. Foram eles que introduziram a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível.

Já o uso de carne moída para fazer um bife arredondado para ser grelhado ou frito tem seus primeiros registros na região dos Bálcãs e oeste da Turquia no início do século XIX. Nasceu com a pljieskávica – ainda existe uma iguaria com esse nome na região, que é feito com carne crua (que pode ter relação com a famosa “Carne de Onça”, servida em Curitiba). O prato teria sido criado por um anônimo cozinheiro que queria usar carnes menos nobres trituradas para que fossem mais mastigáveis. Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita. Levaram a ideia para casa e logo virou um prato típico da culinária alemã.

No Brasil - A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro se deve ao tenista norte-americano Robert Falkenburg, campeão de Wimbledon. Ele abriu, em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade: o Bob’s. Junto com o hambúrguer, a lanchonete também foi responsável pela introdução na cidade de duas outras típicas iguarias da culinária dos EUA: o milk shake e o sundae. A lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, frequentada por gente como o compositor Heitor Villa Lobos e o jazzista Booker Pittman.

Hoje, é um dos pratos mais consumidos em todo o território nacional, o que acabou gerando o fenômeno da “explosão” das hamburguerias pelo país afora. 

_______

Serviço:
Angus Young Clube de Carnes
www.angusyoung.com.br
Loja física: Shopping Pátio Batel, Piso L4 – Mercado Gastronômico
Fone/whats: 41.99181.2021

Nenhum comentário: