Uma família de artistas numa viagem sobre rodas pelo Brasil a bordo de um trailer adaptado que se transforma em cinema, palco para shows e teatro, atelier culinário e outras atividades culturais. Esta expedição itinerante de arte e educação é a proposta central do projeto Cultural Truck.
A Família +Amor é formada pela artista mexicana Ana Flores, o artista curitibano Tomas Presas e as crianças Aurea e Naue, e pretende levar os conceitos de aprendizagem e convivência que já aplicam no seu cotidiano criativo até o maior numero de pessoas possível em todo o país, propiciando a troca de experiências e o aprendizado mútuo.
Mais do que uma expedição de artistas, o Cultural Truck é um laboratório de ideias itinerante que vai unir pessoas com interesses comuns na base do “aprenda fazendo” em encontros, shows e vivências.
A Expedição +Amor é algo que a trupe de artistas já faz de aprendizagem informal, dar voz a diferentes iniciativas, unir projetos e compartilhar habilidades, mas quer ampliar para o país todo. O trailer está sendo preparado para levar estas ideias e iniciativas o mais longe possível.
O projeto prevê que o Cultural Truck possa estacionar em escolas, festivais e encontros, projetos comunitários, festas e eventos de cidades, comunidades e famílias. “Nesse processo de ‘desaprendizagem’ prevalecem a brincadeira, o empreendedorismo e o trabalho em equipe onde ‘todos ganhamos’. O importante nessa vivência é o caminho e a grande riqueza estará em compartilhar e documentar todo o desenvolvimento”, explica Tomas.
Segundo o artista, a ideia é “fortalecer a rede de aprendizagem colaborativa a bordo de um trailer laboratório que propõe encontros para estimular a curiosidade, despertar as emoções, ativar nossos poderes intuitivos e reconhecer as necessidades de cada ser, família, iniciativa, projeto e comunidade. Vivenciando, compartilhando e documentando as experiências”.
Colaboração – O trailer que vai levar esta ideia o mais longe possível já está em fase de adaptação e todos podem ajudar aderindo à campanha de financiamento coletivo que está a pleno vapor no site Catarse. Além das recompensas previstas no projeto, os apoiadores poderão sugerir a rota da expedição de maneira colaborativa de acordo com a proposta e a localização de cada lugar.
“Nosso principal objetivo é levar +Amor pelo Brasil e mundo afora. A recompensa é muito maior para todos. Ganhamos em diversidade cultural, intuição, inovação, empatia, responsabilidade e prevenção psicossocial”, explica Ana Flores.
O trailer – O veículo/palco está sendo fabricado em Santa Catarina pela Vicenzi Reboques, empresa que abraçou a causa e tornou viável o projeto. Ele tem 2m x 4m e abre para os dois lados, facilitando assim a localização dele em praças, escolas e outros locais. “Passamos meses estudando o projeto, até chegar no resultado final, uma casa, um teatro, um palco, um espaço para teatro de sombras e todas as outras demandas que forem aparecendo no caminho”, finaliza Tomas.
_______________________
S E R V I Ç O
Projeto Cultural Truck
Doações: https://www.catarse.me/
Nenhum comentário:
Postar um comentário