quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Curitiba tem Carnaval?



Afinal, Curitiba tem Carnaval? A evolução da folia de Momo em na cidade é tema de bate-papo hoje, na Fnac, a partir das 19h30. Entre os convidados, estão o carnavalesco e ativista social Márcio Marins, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli e a mestranda em antropologia Caroline Blum. A entrada no evento é gratuita.

O encontro terá um apanhado histórico do Carnaval na capital paranaense, mostrando os vários aspectos envolvidos na preparação de um evento deste porte e as mudanças que sofreu ao longo dos anos. Os primeiros registros oficiais do Carnaval na cidade datam de 1880, como aponta a pesquisa de Caroline Blum. “Esses são os dados oficiais, o que nos faz crer que a festa já acontecia antes, de maneira mais popular”, comenta. Já a formação da primeira escola de samba curitibana se dá em 1945, com a Colorado. Na mesma época, ganham força os carnavais de clubes.

A melhor época apontada pelos carnavalescos é nos anos 1970, quando o evento tomava conta da Marechal Deodoro durante quatro dias, com a rua enfeitada e diversas escolas de samba passavam por lá. “Foi nos anos 90 que o Carnaval curitibano começou a perder força”, explica Caroline. “Até hoje se vê uma dificuldade em organizar o evento, com escolas sem espaço próprio e com pouco tempo de preparação. Mas o Carnaval ainda vive na cidade, e é isto que colocaremos em discussão na Fnac”.

BATE-PAPO SOBRE O CARNAVAL EM CURITIBA NA FNAC
Data: Quarta-feira, 6 de fevereiro
Horário: 19h30
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 –  Mossunguê
Ingressos: Entrada franca

Nenhum comentário: