terça-feira, 29 de janeiro de 2013

“Cartografia da Arquitetura Colombiana” discute impacto de obras públicas e privadas nas cidades


Uma das melhores maneiras para se compreender os caminhos do desenvolvimento de um país é estudar sua arquitetura e seu processo de urbanização. Ao detalhar o mapa do desenho urbano, identificando as intervenções no patrimônio histórico, as tendências para os edifícios públicos e  a arquitetura de residências privadas, o arquiteto colombiano Francisco Ramírez Potes produziu um detalhado levantamento sobre as cidades colombianas no final do século XX e início do XXI.

O resultado de dois anos de investigação pode ser visto em Curitiba, na exposição “Cartografia da Arquitetura Colombiana”, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). A mostra, pela primeira vez no Brasil, vem acompanhada dos projetos apresentados na última Bienal Colombiana de Arquitetura, em 2012. No dia 30, Ramírez faz uma palestra ao lado de outro expoente colombiano, Diego León Sierra, presidente nacional da Sociedade Colombiana de Arquitetos, para discutir essas soluções arquitetônicas e urbanísticas que fizeram sucesso no país vizinho, que tem pontos de similaridade com a realidade sociocultural brasileira.

A exposição e a palestra integram a Semana Acadêmica de Arquitetura, que celebra os 50 anos do curso na Universidade Federal do Paraná. As discussões do evento, que acontece de 27/01 a 01/02 no Memorial de Curitiba, giram em torno do cotidiano e de como nos relacionamos com o espaço urbano à nossa volta. Por isso, os temas incluem mobilidade urbana (ciclovias, pedestres, transporte público, trânsito), paisagem (parques, praças, calçadas etc), mobiliário (de um banco de praça à mesa de trabalho) e as semelhanças e diferenças entre a arquitetura curitibana, brasileira e latinoamericana, com vistas a compartilhar soluções bem sucedidas.


Foto de Leandro Taques

Serviço:
Bienal Colombiana de Arquitetura 2012
Cartografia da Arquitetura Colombiana
De 27/01 a 03/02 no Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
De 04/02 a 09/02 no Hall do Edifício de Administração UFPR – Centro Politécnico

Palestra/debate sobre Arquitetura Latinoamericana, com os arquitetos colombianos Francisco Ramírez e Diego León Sierra
Dia 30 de janeiro, 18h30
Memorial de Curitiba – Largo da Ordem

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo UFPR
Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
27 de janeiro a 01 de fevereiro
18h30 às 22h00

Nenhum comentário: