quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gibicon nº1 - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba


Marialda Pereira


De 25 a 28 de outubro acontece em Curitiba a Gibicon (Convenção Internacional de Quadrinhos), evento que reunirá artistas brasileiros e internacionais em exposições, feira, filmes, oficinas, palestras, cursos, sessões de autógrafos, avaliação de portfólios e encontro informais.

A proposta inovadora, apresentada no ano passado com a Gibicon, movimentou o mercado de quadrinhos do Brasil, Itália, Alemanha, França e Argentina, e definiu o formato de comunicação e de interação de artistas, apaixonados e curiosos pela nona arte. O sucesso foi imediato com lotação total (muitas vezes o dobro que o previsto) para oficinas, palestras e sessões de autógrafos. Cerca de 10 mil pessoas participaram das atividades nos vários espaços que a Convenção ocupou.
“O mercado para quadrinhos existe, está aí. O que faltava era a provocação de ideias e a reunião de nomes que refletem a magia e o profissionalismo deste trabalho. A Gibicon colocou Curitiba no circuito internacional de histórias em quadrinhos e abriu o diálogo para artistas de diversos países”, disse o coordenador geral da Gibicon, Fabrízio Andriani. 

Os excelentes resultados de 2011 motivaram a coordenação do evento a ampliar a programação oficial e a anexar eventos paralelos que abordam a mesma temática.

Para esta edição estão programadas 29 oficinas, 30 debates, 14 palestras e 12 exposições. Na praça do Memorial de Curitiba será montada uma feira com 20 expositores e, pela primeira vez, acontecerá uma mostra de filmes, com a exibição de 10 produções.

No Solar do Barão estarão as exposições “30 anos da Gibiteca”, “Comics On Top”, “Homenagem a Bonelli” (que terá debates com a participação de desenhistas e roteiristas italianos, e uma entrevista feita em 2010 com o editor italiano), “O Mundo de Haarmann”, “Quadrinhos Curitibanos”, “Tanino Liberatore em Curitiba” e “Tesouros da Gibiteca”.

No Paço da Liberdade estará a exposição “O Quadrinho Russo”, que será aberta no dia 16 de outubro, na programação de pré-evento da Gibicon. E no Jokers, a mostra “Charges, Tiras e Cartuns Curitibanos”.

A programação inclui a Arena dos Artistas, atividade interativa que acontecerá no Memorial de Curitiba. Neste espaço, diversos artistas trabalharão ao vivo em modalidades diferentes como desenhos, arte final, pintura digital, modeladores em “klay” e modeladores em Z-brush. O público poderá acompanhar passo a passo estes trabalhos. Ainda no Memorial, haverá coreografias de Cosplays.

Convidados – a exemplo da edição anterior, a Gibicon terá convidados nacionais e internacionais que participarão dos eventos programados e abertos ao público. Entre os convidados internacionais estão Tanino Liberatore, Moreno Buratini, Roberto Diso e Fabio Civitelli (Itália). Eduardo Risso e Eduardo Sanz (Argentina), Isabel Kreitz e Mawill (Alemanha).

Liberatore, um dos mais importantes nomes dos HQ’s, estará pela primeira vez em Curitiba. Ele criou o personagem Ranxerox e foi figurinista do filme Asterix e Obelix – Missão Cleópatra. É dele também a antológica capa do LP de Frank Zappa, a qual tem o seu principal personagem, Ranxerox, como um roqueiro. “É uma honra para a Gibicon tê-lo como convidado. Era um sonho pessoal e profissional que o Liberatore participasse e agora todos nós teremos a oportunidade de conhecer mais sobre este grande artista”, disse Andriani.

Entre os 40 artistas nacionais que confirmaram presença estão Laudo, Spacca, Fernando Gonzales, Joe Bennett, Pryscila Vieira, Afonso Andrade, Paulo Ramos, André Caliman, Carlos Magno, Renato Guedes, Guilherme Caldas, entre outros. “Nossa qualificação ultrapassa fronteiras e temos muitos brasileiros assinando importantes trabalhos no exterior. A Gibicon proporciona isso. O contato direto com público com seus ídolos”, afirma o coordenador geral. 

Gibiteca - Nesta edição, a Gibicon faz uma homenagem à Gibiteca que neste ano completa 30 anos de atividades. Inaugurada em 1982, dentro da Galeria Schaffer, a Gibiteca foi o primeiro espaço para histórias em quadrinhos do país e da América do Sul. 

Ela inciou com 3 mil exemplares e atualmente são 33 mil entre livros teóricos, gibis de diversas categorias e livros de RPG. Entre as raridades do acervo estão às edições Tico-Tico, e as primeiras edições nacionais de Batman e Capitão América. Desde 1988 a Gibiteca funciona no Solar do Barão como ponto de encontro de artistas, espaço para cursos e exposições.

Ainda dentro da programação comemorativa, será lançado o livro e DVD, “História da Gibiteca de Curitiba”, de Key Imaguirre Jr, que conta como a tradição dos quadrinhos em Curitiba se desenvolveu, do fim do século 19 aos dias de hoje. São relatadas manifestações precursoras, a fase das revistas alternativas e a profissional, com a Grafipar. É um trabalho documental que tem como foco principal as declarações de entrevistados que participaram de percurso.

A Gibiteca é responsável pela formação de artistas que se destacaram no cenário nacional e internacional com publicações importantes e diversos prêmios recebidos. 

Paralelo - outros eventos paralelos de quadrinhos, parceiros da Gibicon, irão movimentar a cidade. 

No Solar do Barão uma grande exposição, “Tesouros da Gafipar” (mítica editora de Curitiba que chegou a publicar mensalmente 58 títulos) reunirá desenhos e vários dos artistas que trabalharam nas publicações da editora, entre 1974 e 1980.

Estarão presentes 19 artistas convidados, entre eles Gian Danton e Gonçalo Júnior (que lançarão livros), Gustavo Machado (desenhista do personagem Zé Carioca), Fernando Ikoma, Watson Portela Barroso, Rogério Dias, Rettamozo, Nelson Padrella e Eros Maicrovitz, Paulo Nery de Lima e Faruk El Khatib. A exposição fará homenagens aos artistas falecidos, Flávio Collin e Seto.
Na Fábrika (que compreende o Instituto Goethe e a Aliança Francesa) acontecerão debates e exposições.

Na Aliança Francesa estará a exposição “HQ na terra de BD”. A França é atualmente reconhecida como a capital dos quadrinhos autorais e mantém um diálogo constante com artistas brasileiros. Neste espaço poderão ser vistas reproduções de trabalhos de André Diniz, Ana Luiza Koehler, Marcelo Quintanilha, José Aguiar, Marcelo Lelis e Wanderes Antunes.

No Goethe acontecerá o II Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Serão mesas-redondas e palestras com as participações de jornalistas, desenhistas e pesquisadores. 
Outra atração no Goethe é a exposição Cartoon Movement - o mundo através do jornalismo quadrinhos, que exibe reportagens em quadrinhos feitas em diferentes regiões do mundo. 
Também no Instituto Goethe acontece o projeto Osmose, de intercâmbio entre Brasil e Alemanha.

Três quadrinistas brasileiros (Paula Mastroberti, João Montanaro e Amaral) ficaram um mês na Alemanha enquanto outros três artistas de lá vieram para o Brasil. O evento é para discutir os resultados deste projeto. Montanaro, de apenas 16 anos, é uma das revelações dos quadrinhos no Brasil. Ele faz trabalhos para a revista MAD, Le Monde Diplomatique e Folha de São Paulo.
Outra novidade da Gibicon é a Gibikids, destinada ao publico infantil, com oficinas para crianças a partir de sete anos.

“Esta edição da Gibicon será ainda mais apaixonante, tanto para os que vivem de quadrinhos como para os que têm os quadrinhos como hobby. Além de ser uma diversão e uma imersão neste segmento cultural, a Gibicon é, acima de tudo, um evento profissional. Nestes dias da Convenção artistas se conhecem, contratos de trabalho são fechados e pelas oficinas e palestras ocorre à troca de informação e de conhecimento. É um evento para estar na agenda”, disse Fabrízio Andriani.  

A Gibicon é uma realização da Znort, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. O evento tem apoio da Quadrinhofilia e produção é da Fuá Produções.

Serviço
Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos
De 25 a 28 de outubro
Locais: Solar do Barão, Memorial de Curitiba, Paço da Liberdade, Fábrika, Jokers, Cinemateca
Entrada gratuita

Abertura Gibicon
Dia 25 às 19h
Solar do Barão
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Centro

Programação completa e atualizada em www.gibicon.com.br

Nenhum comentário: