terça-feira, 21 de agosto de 2012

Biblioteca Pública do Paraná inaugura exposição com fotos de Paulo Leminski



A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) celebra o aniversário de nascimento do poeta Paulo Leminski, 24 de agosto, com a exposição Convivência. Na próxima sexta-feira (24), data em que o poeta completaria 68 anos se estivesse vivo, 21 fotos e dois poemas de Leminski estarão expostos no hall térreo da BPP, a partir das 9 horas.

As imagens, todas em preto e branco, mostram o poeta em seu cotidiano, em Curitiba, durante estadas em balneários e também diante do Templo das Musas, no Instituto Neopitagórico, na capital paranaense. Os cliques também mostram, direta e indiretamente, o convívio de Leminski e Dico Kremer. Eles se conheceram no Cine Clube Pró Arte, do Colégio Santa Maria, na Praça Santos Andrade, ainda nos anos 1960. Mas foi durante a década seguinte, quando atuavam no mercado publicitário, que Leminski e Kremer passaram a conviver, tornando-se amigos.


“Tivemos muitas conversas sobre poesia, fui apresentado à obra de Ezra Pound, Charles Sanders Pierce, à semiótica, à vanguarda. Por outro lado, emprestei a ele livros de Isaac Deutscher, notadamente a biografia de Trotsky, E.H.Carr, Mário Pedrosa”, conta o fotógrafo, que viabilizou a impressão do primeiro livro de poemas de Leminski, “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase” (1980).

Esta é a primeira exposição de Dico Kremer, que atua há décadas no mercado publicitário, incluindo temporadas na Europa. Atualmente, além de seu estúdio fotográfico, ele divide o tempo lecionando em uma escola de fotografia em Curitiba e ainda mantém uma coluna mensal na revista Ideias, da Travessa dos Editores.

Serviço: Convivência
Exposição com 21 fotografias de Paulo Leminski, por Dico Kremer.
Inauguração: 24 de agosto, a partir das 9 horas
Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná
R. Cândido Lopes, 133.
2.ª a 6.ª, das 8h30 às 18h30. Sábado, das 8h30 às 13 horas.
Até 28 de setembro.
Entrada franca.

Nenhum comentário: