quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Delícias da Ariana - Caponatta

Ariana Lenti

A caponatta é um antepasto da culinária siciliana que pode ser servido como acompanhamento ou prato único, acompanhado de fatias de um bom pão italiano. Existem várias teorias em relação à sua origem, uma delas é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna) onde a cauponae era servida para viajantes. O vinagre era usado em quantidades maiores para que conservasse melhor a caponatta, num período em que não existia ainda a geladeira. Seja como for, a Caponatta chegou até nós, e além de muito saborosa é muito simples de fazer. Vale a pena tentar.

Ingredientes
2 berinjelas
2 abobrinhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 punhado grande de ervas – manjericão, tomilho, alecrim, alfavaca
1 copo de azeite de oliva
½ copo de vinagre de maçã
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta a gosto
opcional: azeitonas, passas, castanhas, alcaparras

Lave bem todos os legumes e corte-os em cubos do mesmo tamanho, inclusive a cebola. Descasque os alhos e corte-os ao meio. É importante que os legumes estejam em tamanhos iguais para que cozinhem por igual e para que a caponatta fique mais bonita. Eu sugiro cubos de 1cm. Misture todos os legumes com as ervas lavadas e picadas. Junte ao legumes o azeite, o vinagre, o sal e o açúcar. Se quiser misture as castanhas, alcaparras, passas e azeitonas.

Coloque em uma forma e feche com papel alumínio. Coloque no forno pré aquecido à 180 graus por 40 minutos mexendo de vez em quando. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque geladeira em um recipiente fechado e deixe por 2 dias. Se achar necessário regue mais azeite de oliva.



Nenhum comentário: