quarta-feira, 6 de julho de 2011

O olhar de Brassaï


O fotógrafo húngaro Brassaï, que se radicou na França e durante a década de 1930 registrou em preto e branco a noite parisiense, ganha mostra no Museu Oscar Niemeyer (MON). Com 97 fotos do artista, “Brassaï, Paris La Nuit (Paris à Noite)” é aberta ao público a partir das 19h de terça-feira, (12/07). A entrada é franca.

Gyula Halász, nome de batismo de Brassaï, nasceu na Hungria em 1899. Desde pequeno manifestava o desejo de migrar para a França. Em 1924, finalmente se instala na Cidade Luz e nunca mais retorna ao seu país – ele morreu em 1984.

O artista flanou por Paris na década de 30, período marcado pela falta de esperança no futuro. A Primeira Guerra Mundial havia terminado e o ambiente não era dos melhores. Brassaï conviveu com artistas que, como ele, se tornaram famosos, entre os quais Henry Miller, Picasso, Sartre e Albert Camus.

Essa exposição surgiu por iniciativa da Aliança Francesa, da família de Brassaï e de Agnes de Gouvion Saint-Cyr, a curadora. Anteriormente, Paris La Nuit ficou em exposição em Fortaleza e Recife. Depois da temporada no MON segue para Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.

Serviço:
Paris La Nuit (Paris à Noite) – 97 fotos de Brassaï.
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) - Galeria Niemeyer.
Informações: (41) 3350-4400.
Abertura da exposição: 12 de julho, às 19 horas.
Horário de visitação:
de terça a domingo, das 10h às 18h. Até 22 de agosto.
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês).

Nenhum comentário: