terça-feira, 12 de julho de 2011

Equipamento x Conceito

O mundo da fotografia é regido por dois pólos: equipamento e conceito (ideia). Desde seu desenvolvimento no século XIX o grande debate (antes do debate filme x digital) era se este novo medium era ou não arte devido aos seus aspectos excessivamente técnicos. Artistas (fotógrafos) provaram no século XX que a fotografia poderia sim ser uma forma de expressão artística, que deixava seus aspectos técnicos num plano subjacente. 

Os equipamentos obviamente sempre tiveram um papel importante, há uma excelente discussão sobre eles no livro de Vilém Flusser, A Filosofia da Caixa Preta. Mas além deste papel central sempre houve muito fascínio pelos equipamentos, algo semelhante a uma criança que ganha um novo brinquedo; e este fascínio muitas vezes é tão exagerado que a fotografia em si fica em segundo plano. É comum ver pessoas se gabando do que elas têm ou reclamando de não poder ter o que gostariam. Naquela remota época dos filmes ter equipamento se restringia a uma camera e lentes, mas hoje nesta áurea época digital há mais ítens para se idolatrar como catões de memória, computadores potentes, leitores de cartão e a lista segue sem fim. 

Semana passada vi este adaptador de lentes para iPhone. Tenho dúvidas para que serve essa coisa. Pois se você fotografa com um iPhone, é pela comodidade da mobilidade e tamanho reduzido do equipamento; se você fotografa com uma camera que usa essas lentes é porque se busca qualidade e não se importa com o tamanho do equipamento. Então, novamente, para que serve isso? A única conclusão que chego é que essa coisa é para aqueles que amam, idolatram e se deixam levar por equipamentos. Só pode ser isso!



Hoje abre a exposição do Brassaï no MON, em Curitiba. É uma excelente oportunidade para ver o que um fotógrafo pode fazer, independente do seu equipamento. As preocupações dele eram outras: estética, qualidade de iluminação, o assunto retratado. Claro que havia o equipamento, mas este era somente um instrumento para as suas ideias. 

Não basta poder desembolsar mais de R$3000 (preço mínimo de uma DSLR semi-profissional) para se dizer fotógrafo, que é o que mais acontece nos últimos tempos, pois ter um equipamento é somente ter um instrumento. O importante é o que se faz com este instrumento, o que dizer com uma fotografia, como usar a luz (foto - grafia) para expressar ideias e conceitos.



Rafael Dabul - fotógrafo

Nenhum comentário: