sexta-feira, 17 de junho de 2011

Delícias da Ariana - Pesto com pinhão

Esta semana a chef Ariana Lenti preparou uma receita rápida e cheia de bossa. Coisa simples, feita de pinhão que é para manter as tradições locais e aproveitar a fartura do fruto neste ano. Cozinhando com interesse e carinho tudo vai dar certo, vai lá.

Pesto com pinhão 
Ingredientes:
1 maço de manjericão bem lindo e bem fresco
100g de um bom parmesão ralado
12 pinhões cozidos e descascados
1 xícara de azeite de oliva
1 dente de alho
Sal a gosto

Preparo: 
Num pilão coloque o alho e um pouco de sal e soque até formar uma pasta grossa, sem amassar muito os ingredientes. Coloque as folhas de manjericão, lavadas , bem secas e sem os talinhos, continue esmagando até virar uma pasta verde intensa. Polvilhe aos poucos o pinhão cortados em pequenos pedaços para facilitar o trabalho. Acrescente lentamente o parmesão, mesclando e esmagando em movimentos giratórios. Pense em coisas boas. Coloque o azeite em fios e continue socando, até que o molho adquira uma consistência pastosa, granulada, cremosa.
Quem não tem pilão pode fazer este molho no liquidificador, batendo aos poucos. Pronto!
Esse molho fica delicioso com uma boa massa, com carnes e até mesmo com um pãozinho.

Dica:
Pode-se também acrescentar ao molho pinhões feitos na chapa, ou churrasqueira, é só colocar os pinhões crus em uma chapa de ferro bem quente, ou sobre a grelha de churrasqueira. Em poucos minutos ele vai estourar e a casca vai queimar, fazendo com que o pinhão se solte facilmente. Fica delicioso, crocante, queimadinho. Recomendo a quem for fazer esse processo utilizar mais pinhões do que a receita pede, pois é quase impossível não comê-los assim, tostadinhos.

Ariana Lenti

Um comentário:

Morracarninha disse...

Linda receita e belissima foto! Clap!
Adoro o jeito da Ari dizer sobre a comida!