sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Paço da Liberdade realiza mostra de cinema francês "Les Cahiers du Cinèma"



Da Assessoria de Imprensa do Paço da Liberdade

Integrando a programação do Ano da França no Brasil, o Paço da Liberdade SESC Paraná apresenta, a partir do dia 09/09 sempre às 19h, a Mostra Les Cahiers du Cinèma. Ao todo são oito títulos selecionados por Jean-Michel Frodon, critico, jornalista, historiador de cinema, e editor da consagrada revista de crítica Les Cahiers du Cinèma.

A seleção contempla a produção francesa contemporânea, incluindo obras de cineastas consagrados (Nicolas Philibert, Benoit Jacquot, Patrick Grandperret, Serge Bozon, e Laurent Achard) e as primeiras experiências de jovens talentos elogiados pela crítica (Mia Hansen-Love, Rabah Ameur Zaimeche, Abdellatif Kechiche).Os títulos não foram lançados comercialmente no Brasil e são inéditos em Curitiba. Exibições a partir de DVD com legendas em português. A entrada é franca

Serviço: Sala Cinepensamento (Paço da Liberdade SESC Paraná, Pça. Generoso Marques, 189, Centro). De 9 a 17 de setembro, às 19 horas. Não haverá exibição no dia 14, segunda-feira. Entrada franca. Informações: (41) 3234 4200 e twitter.com/pacodaliberdade

Programação:


Dia 9, quarta-feira, 19h - Povoado number one
(Dir. Rabah Ameur Zaimeche. Com Meryem Serbah, Abel Jafri, Rabah Ameur-Zaïmeche) França, 2006. 1h40.

Mal saiu da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem, a Argélia. O exílio forçado o leva a observar com lucidez um país em plena transformação dividido entre o desejo de modernidade e o peso das tradições ancestrais.


Dia 10, quinta-feira, 19h - O Último dos Loucos
(Dir. Laurent Achard. Com Julien Cochelin, Annie Cordy, Pascal Cervo). França, 2006. 1h34.

Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: a mãe vive enfurnada em seu quarto, o irmão mais velho afoga-se no álcool enquanto o pai é dominado pela avó. O menino assiste um desastre familiar, mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina, procuram reconfortá-lo.


Dia 11, sexta-feira, 19h - A Esquiva
(Dir. Abdellatif Kechiche. Com Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani). França, 2003. 1h47.

Abdelkrim, 15 anos, participa de uma montagem de teatro com o objetivo de se aproximar de uma garota. A manobra torna-se uma verdadeira saga em que o apavorado menino precisará enfrentar a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Mas a peça, escrita por Pierre de Marivaux, poderá servir de veículo para expressar as intenções íntimas do tímido Abdelkrim.


Dia 12, sábado, 19h - Assassinas
(Dir.: Patrice Grandperret.
Com Hande Kodja, Céline Sallette, Gianni Giardinelli). França, 2005. 1h33.

Nina e Lizzy estão internadas em um sanatório: Nina sente-se culpada pela morte do pai e tornou-se depressiva por conta deste evento trágico; Lizzy tenta superar suas instabilidades depois de uma tentativa de suicídio. Elas acabam fugindo da clínica para pichar a cidade, mas os eventos não correm de acordo com o imaginado.


Dia 13, domingo, 19h - A França
(Dir.: Serze Bozon. Com Sylvie Testud, Pascal Greggory, Guillaume Verdier). França, 2007. 1h48

Durante a Primeira Guerra Mundial, Camille recebe uma carta do marido, soldado em campo de batalha, que anuncia o fim do matrimônio. Desnorteada, a jovem disfarça-se de homem e segue para o front em busca do marido, mas acaba descobrindo aquilo que a sociedade parecia evitar-lhe mostrar: a verdadeira França.

Dia 15, terça-feira, 19h - Até já (Dir.: Benoit Jacquot. Com Isild Le Besco, Ouassini Embarek, Nicolas Duvauchelle). França, 2004. 1h35.

Uma jovem de 19 anos descobre que o homem que ela ama é um bandido e resolove seguí-lo, abandonando os confortos da burguesia para cair nas incertezas e aventuras de uma vida fugitiva (que passa pela Espanha, Marrocos e Grécia).

Dia 16, quarta-feira, 19h - Tudo Perdoado (Dir.: Mia Hansen-Love. Com Paul Blain, Marie-Christine Friedrich, Victoire Rousseau) França, 2007. 1h35.

O casal Victor e Anette vive em Viena com a filha Pamela. A família enfrenta problemas, pois Victor é alheio ao trabalho e gasta seu tempo divertindo-se com a filha e passeando em parques. Apesar de esperanças da Anette em contrário, Victor não abandona seus hábitos e apaixona-se por uma jovem. Depois de onze anos, a já adulta Pamela terá chance de perdoá-lo.

Dia 17, quinta-feira, 19h - De volta à Normandia (Dir.: Nicolas Philibert. Com Anne Borel, Claude Hébert, Nicolas Philibert). França, 2006. 1h47.

Em 1975, Nicolas Philibert foi assistente de direção de René Allio no filme Eu, Pierre Rivi ère, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, baseado em um crime anotado em livro pelo filósofo Michel Foucault. Filmado na Normandia, nas proximidades do triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio foi o uso de camponeses da região como atores. Trinta anos depois, Phillibert retorna à Normandia para reencontrar estas pessoas - atores de ocasião e personagens da vida real.

Nenhum comentário: