segunda-feira, 20 de julho de 2009

grandes mestres da fotografia - por Rafael Dabul

No mês de Junho o Museu Oscar Niemeyer inaugurou um novo espaço, e para promover esta inauguração colocou lá uma exposição de fotografia. A exposição é 'Brasil, Além Brasil' de um fotógrafo norteamericano. Pelo que pude constatar trata-se de um apanhado dos trabalhos do fotógrafo em viagens pelo mundo. Depois de ver a exposição fui pesquisar sobre o autor, e descobri que esta foi a sua primeira grande mostra já feita em qualquer país em todos os tempos. Daí me perguntei 'mas por que aqui?'. Não tenho nada contra o autor das fotos, aliás méritos para ele, mas fico em dúvida quanto ao critério/posicionamento do museu. Acredito que, se fosse para chamar um fotógrafo estrangeiro, que fosse alguém de expressão no mundo da fotografia como um grande mestre ou algum fotógrafo contemporâneo que está buscando algo de novo dentro do meio escolhido e reescrevendo sua linguagem. E aquela pergunta ainda ecoa na minha cabeça. Ora, se fosse para dar uma oportunidade a um fotógrafo ainda desconhecido porque não alguém daqui? Os fotógrafos brasileiros, muitos com trabalhos de qualidade melhor que o do norteamericano, são pouco conhecidos pelo público e tem poucas oportunidades. Por que não aproveitar a oportunidade para expor o trabalho de um deles? Posso rapidamente lembrar de quase dez nomes, se fizer um esforço esta lista aumenta muito. Fiquei com sentimentos conflitantes a respeito desta exposição, pois ao mesmo tempo que fiquei feliz por ter mais espaço no museu (e talvez dedicado a fotografia) me entristece o fato de talentos locais (Curitiba e Brasil) não terem incentivo de um museu local. E a pergunta que ecoa na minha cabeça ainda esta sem resposta.

Rafael Dabul - fotógrafo
www.rafaeldabul.com

Nenhum comentário: