quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito de alfabeto Braille

A Biblioteca Pública do Paraná abriu duas novas turmas do curso de alfabeto Braille. São 12 vagas disponíveis para cada grupo, com aulas gratuitas e presenciais a partir dos dias 8 e 12 de março (veja abaixo os dias e horários). Serão 10 encontros, totalizando 30 horas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (41) 3221-4985 ou pelo e-mail inscricaobraille@bpp.pr.gov.br. As aulas serão ministradas pelo pedagogo Anastácio Panfilo Braga, colaborador da Seção Braille da BPP.

Serviço

Curso de Braille

Carga horária: 30h

Terças-feiras, a partir de 8/3, das 14h às 17h

Sábados, a partir de 12/3, das 9h às 12h

Inscrições e informações pelo e-mail inscricaobraille@bpp.pr.gov.br ou telefone (41) 3221-4985

Biblioteca Pública do Paraná — Seção Braille

Rua Cândido Lopes, 133


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Inscrições abertas para a Companhia de Teatro da UFPR


Comunidade externa pode participar e as inscrições vão até 11 de março

A Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu inscrições para a seleção do elenco que comporá a equipe de intérpretes criadores da companhia no ano de 2022. Podem se inscrever maiores de 18 anos de idade, residentes na cidade de Curitiba ou região metropolitana, com ou sem experiência em teatro. O processo é aberto à comunidade interna e externa.

São 20 vagas disponíveis para composição do elenco, equipe criativa e lista de espera. As atividades presenciais da Cia de Teato estão previstas para iniciar no dia 6 de abril de 2022.

Além de comprovar esquema vacinal completo (mínimo três doses) da vacina contra a Covid-19, os interessados devem declarar aptidão física e psicológica para atividades de corpo, voz, ritmo e musicalidade; disponibilidade para ensaios/encontros semanais presenciais (três a quatro dias) no turno noturno; e disponibilidade para ações, ensaios extras e apresentações em eventuais finais de semana.

As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de março de 2022 e consistem, exclusivamente, no preenchimento e envio do formulário digital on-line disponível no link https://bit.ly/3Jxs9sr.

Para mais informações sobre as inscrições, encaminhar e-mail para o endereço ciadeteatro@ufpr.br ou entrar em contato pelos telefones (41) 3310-2736 / (41) 9993991037.

A seleção

O processo seletivo acontecerá em duas etapas com vistas a reconhecer as potencialidades e identificações das pessoas inscritas com o trabalho a ser realizado pela Companhia ao longo de 2022.  A primeira etapa constitui-se de leitura e apreciação das experiências artísticas (e de vida) em relação às artes cênicas; análise das disponibilidades para encontros e eventuais ações; e confirmação das condições exigidas pelo edital para participação no processo. No dia 18 de março, até as 18h, será divulgado o resultado da pré-seleção com a divisão dos subgrupos para realização da Etapa II.

A segunda etapa acontecerá entre os dias 23 e 25 de março de 2022, das 19h às 21h30. A audição será feita em caráter de Observatório Criativo, que consiste em encontros/oficinas coletivas presenciais, divididas em dias e subgrupos diferentes. O resultado final da seleção do Elenco 2022 (lista oficial e lista de espera) será divulgado no dia 30 de março de 2022, até as 18h, no site e no Instagram oficial da Companhia. As pessoas selecionadas também serão contatadas pela direção por e-mail ou telefone informados no ato da inscrição.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Últimos dias para inscrições ao Concurso de Piano Internacional Edna

Um dos concursos de piano mais tradicionais do país está com inscrições abertas para pianistas de todo o Mercosul. A 13ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith busca novos talentos em quatro categorias: 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos. Além da premiação em dinheiro, o Edna também contemplará o vencedor da categoria 19 a 27 anos com uma viagem para participar do evento "Encuentros Internacionales de Piano", que acontecerá na cidade argentina de Bariloche em janeiro de 2023.

Podem se inscrever alunos de escolas de música e pianistas residentes no Brasil e países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname). A disputa acontece em duas etapas: a primeira com inscrições abertas até o próximo dia 10 de fevereiro; a divulgação dos classificados para a 2ª etapa acontece dia 31 de março. A etapa final fará parte da programação do Festival Mia Cara que acontecerá em junho de 2022, na cidade de Curitiba. O regulamento, premiação e acesso ao formulário de inscrição estão no site https://concursodepiano.com.br/ 

A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, afirma.

Homenagem a Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993)

Todos os anos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith homenageia um grande compositor. Desta vez, o homenageado é Carmargo Guarnieri, o Mozart brasileiro. Nascido em Tietê/SP no dia 1º de fevereiro de 1907, filho de músicos, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com Virgínio Dias, a quem dedicou sua primeira peça. Começou a compor regularmente após a Semana de Arte Moderna, adotando em suas obras um estilo de características brasileiras. Faleceu logo após ter sido agraciado com o prêmio “Gabriela Mistral”, pela OEA (Washington), como “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”. 

Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002)

Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim. 

Realização e apoios

Com apoio da Revista Insieme, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Consulado Geral da Itália em Curitiba, Habith-se e Rodoparana, o concurso é uma realização da Unicultura. O projeto foi viabilizado pela Uninter através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO:

13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith

Site do concurso: https://concursodepiano.com.br/

Inscrições: até 10 de fevereiro de 2022

Valor da inscrição: R$ 60 (sessenta reais)

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Escola de Patrimônio recebe curso de conservação e restauro de pinturas murais



As técnicas, teorias e conceitos elementares para atuação no campo da preservação do patrimônio histórico artístico e cultural estarão presentes em mais um curso organizado pela restauradora Tatiana Zanelatto. As atividades do curso Princípios Básicos da Conservação e Restauro de Pinturas Murais Artísticas e Decorativas acontecerão de 14 a 18 de fevereiro na Escola de Patrimônio, no Largo da Ordem. As inscrições, para as 20 vagas disponíveis, são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://bit.ly/3Je0w8k até o dia 11 de fevereiro.

Com uma carga horária total de 20 horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as tipologias de pintura mural e intervenções de restauro e a química dos materiais aplicados à pintura mural. Também terão acesso a estudos de caso de intervenções de restauro de pinturas murais artísticas e decorativas e a aulas com profissionais de arquitetura e urbanismo, filosofia e química.

Realização e apoios
O Curso de Educação Patrimonial - Princípios Básicos da Conservação e Restauro de Pinturas Murais Artísticas e Decorativas é viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O curso é uma realização da restauradora Tatiana Zanelatto e da Unicultura com apoios da IW Arquitetura e Restauro, Instituto de Conservação e Restauro Pachamama, BZ Arquitetura e Arco.it – Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais.

Trajetória
Empresária, proprietária da empresa Tatiana Zanelatto Domingues Conservação e Restauro desde 2010. Sócia fundadora da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (Arco.it), 2003. Com 20 anos de atuação, tem experiência em Conservação e Restauração de Pintura Parietal Artística e Decorativa, Escultura Policromada, Douramento, Stucco Marmo e Conservação de Papel. Habilidade especial em Reintegração Cromática. Tecnóloga em Conservação e Restauro de Obra de Arte Sacra e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos.


Serviço:
Curso Princípios Básicos da Conservação e Restauro de Pinturas Murais Artísticas e Decorativas

Data: 07 a 11 de fevereiro de 2022
Local: Escola de Patrimônio
Endereço: Rua Kellers, 63 - São Francisco
Inscrições gratuitas até 11 de fevereiro em https://bit.ly/3Je0w8k

Programa

Seg. 14/02  das 14h às 18h

14h - Abertura 
15h - A perspectiva da conservação e restauro no Brasil - Arco.it
16h - Intervalo
16h30 - Técnica Tradicional construtiva: O suporte e suas patologias - Tatiana Zanelatto Domingues


Ter. 15/02  das 14h às 18h

14h - Experiência Estética: A diferença entre Perceber e Imaginar -Me. Elisson de Sousa e Silva
15h - Características e Patologias da Pintura Mural - Esp. Tatiana Zanelatto Domingues
16h - Intervalo
16h30 - Tipologias de Pintura Mural: À seco - Esp. Tatiana Zanelatto Domingues
17h - Tipologias de Pintura Mural: Afresco - Arq. Conservador-Restaurador Renato Barbizan 
18h - Encerramento


Qua. 16/02  das 14h às 18h

14h - Química dos Materiais aplicada à Pintura Mural - Dr. Isabel Spitz
16h - Intervalo
16h30- Química dos Materiais aplicada à Pintura Mural - Dr. Isabel Spitz
18h - Encerramento


Qui. 17/02  das 14h às 18h

14h A pintura mural e a importância na arquitetura - Arq. Ivilyn Weigert e Arq. Fábio Almeida
16h - Intervalo
16h30- Estudos de caso de intervenções de Restauro de Pinturas Murais Artísticas e Decorativa 
18h - Encerramento


Sex. 18/02  das 10h às 18h

10h - Tipologías de Pintura Mural: Pintura de máscara
12h - Intervalo
13h -Oficina prática de Técnica Tradicional de pintura Mural  Decorativa: Pintura de máscara - Contrapartida Social.
16h - Intervalo
16h30 -Oficina prática de Técnica Tradicional de pintura Mural  Decorativa: Pintura de máscara - Contrapartida Social.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Companhia dos Palhaços faz temporada em Curitiba

Crédito da foto: Nilton Russo


Com uma trajetória de sucesso que já passou por 90 cidades pelo Brasil e Portugal, o espetáculo “Concerto em Ri Maior”, da Companhia dos Palhaços, volta a ter temporada em Curitiba. As apresentações acontecem de 11 a 20 de fevereiro, no Teatro Guairinha, sempre nas sextas, sábados e domingos. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo link www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-concerto-em-ri-maior.aspx ou, na bilheteria do teatro.

“Concerto em Ri Maior” é uma comédia musical que une dança, improvisação e palhaçaria. Na história, um maestro e palhaço que não fala o idioma português, Wilson Chevchenco, apresenta um concerto baseado em sua origem russa. Para isso, conta com a ajuda de seu fiel amigo, o palhaço Sarrafo, que atua como tradutor para a plateia. A partir daí, muita interação com o público e humor entram em cena, numa sequência de divertidas confusões.

A primeira encenação deste espetáculo foi em 2005. De lá para cá, percorreu o país de norte a sul, participando de festivais de teatro, circo e música. Passou também por Portugal, em 2012, com apresentações em Lisboa, Porto, Portalegre e Sintra. “Um dos segredos deste trabalho é o envolvimento da plateia e a forma como os palhaços apresentam a música misturada à comédia, resultando numa catarse musical cômica”, explica o palhaço e músico Eliezer Vander Brock, que interpreta Wilson Chevchenko na montagem.

O público, aliás, é parte fundamental da trama, pois é convocado pelo palhaço Sarrafo [1]para fazer o papel de coral no concerto atrapalhado. Sarrafo é vivido por Felipe Ternes, que também assina a direção artística da montagem. Cabe a ele ainda os números de malabarismo e dança. A direção musical é de Vander Brock, e ele também mostra seu talento múltiplo tocando vários instrumentos no espetáculo[2], como piano, violão, acordeom, gaita e harmônica.

O Centro Cultural Teatro Guaíra está seguindo todos os protocolos de combate a COVID-19[3]. Só será permitida a entrada de pessoas com máscara de proteção, devendo esta ser utilizada durante toda a sua permanência. Respeitando os decretos municipais, o teatro também está operando com público reduzido.

Serviço: Concerto em Ri Maior

Horário: Sextas, sábados e domingos, entre os dias 11 e 20 de fevereiro de 2022. Sextas e sábados, às 21h. Domingos às 19h.

Local: Teatro Guairinha (R. XV de Novembro, 971)

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Duração: 70 minutos. Classificação: livre.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ecad distribuiu menos direitos autorais em 2021


Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia do coronavírus afetou economicamente a indústria da música no Brasil e no mundo. Em 2021, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) distribuiu R$ 901 milhões em direitos autorais de execução pública para compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. 

O valor representou uma queda de aproximadamente 5% em comparação ao ano de 2020, quando a distribuição de direitos autorais destinada à classe artística foi de R$ 947 milhões. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, no total foram contemplados mais de 267 mil titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos).

Além da diminuição no número de shows e eventos presenciais, em decorrência das restrições impostas pelas autoridades, a gestão coletiva da música – formada pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC, que administram o Ecad – enfrentou outras dificuldades ao longo do ano, como a inadimplência, principalmente fora das grandes capitais do país, e a baixa remuneração das plataformas de streaming para os titulares de música. 

Para o ECAD,  uma grande conquista institucional em 2021 foi a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirmou a legitimidade da cobrança de direitos autorais de execução pública nos quartos de hotéis, motéis e afins.

“Todas essas ações que adotamos em 2021, como os acordos realizados e os ajustes nas cobranças de valores em direitos autorais, por exemplo, foram importantes no enfrentamento à pandemia, à inadimplência e ao baixo faturamento em shows e eventos. O nosso esforço tem sido em aliar uma boa gestão à tecnologia para garantir os direitos autorais de todos. Mas as dificuldades ainda são muitas diante do impacto das restrições sanitárias no setor cultural. O avanço da imunização da população no Brasil e no mundo contribui para o retorno das atividades, mas as perspectivas ainda são muito incertas”, analisou a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Arrecadação de direitos autorais

A arrecadação total de direitos autorais no ano passado foi de R$ 1,08 bilhão, um crescimento de quase 20% em comparação ao ano de 2020, em que a arrecadação foi de R$ 905 milhões. Os segmentos de Serviços Digitais, que inclui as plataformas de streaming, e de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, academias e outros estabelecimentos comerciais, representaram, respectivamente, 23% e 20% da arrecadação total do ano.

Crescimento do segmento de Serviços Digitais

Em 2021, o Ecad distribuiu R$ 145,8 milhões em direitos autorais referentes a Serviços Digitais. Este foi o ano de maior distribuição do segmento desde 2011. Em média, nesses últimos 10 anos, o crescimento do segmento foi de quase 70%.

Previsões para 2022

Para o Ecad, a expectativa é que, com a retomada gradual do mercado de shows e eventos e com novos acordos e negociações com plataformas digitais, a distribuição de direitos autorais possa crescer quase 2% em 2022.

A previsão é de que o segmento de Serviços Digitais tenha um crescimento de, pelo menos, 30% em comparação a 2021, que girou em torno de R$ 145 milhões em valores distribuídos. Outro segmento que deve voltar a contemplar titulares de música é o de Shows: com o avanço da vacinação e um melhor manejo da pandemia do coronavírus, o segmento pode vir a consolidar sua retomada e apresentar um crescimento de 65% em comparação a 2021, quando teve uma distribuição de R$ 23 milhões.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Rede social ambiental desenvolvida em Curitiba é finalista de desafio global de inovação

Plataforma AMA - Agentes do Meio Ambiente está entre 45 projetos selecionados para enfrentar os desafios climáticos nas cidades

A UN-Habitat (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities) anunciaram na última semana a lista de empresas inovadoras que demonstrarão soluções de tecnologia limpa nas cidades de Bogotá (Colômbia), Bristol (Inglaterra), Curitiba (Brasil) e Makinde Sabagebu (Uganda). Um total de 45 finalistas foram selecionados entre quase 200 propostas. As inscrições foram avaliadas com base em três critérios: se estão prontas para serem demonstradas em um ambiente real, adequadas para integrar uma equipe e seu  potencial de impacto na população. 


A plataforma AMA - Agentes do Meio Ambiente participa do desafio em Curitiba no projeto de zero emissão de CO2 e de promoção do desenvolvimento socioambiental. Nove finalistas participam do processo que culminará com o suporte para Curitiba desenvolver um modelo de redução de gases do efeito estufa com foco na sustentabilidade energética, gestão de resíduos e mobilidade limpa e de baixo custo nas áreas definidas na proposta que habilitou a capital paranaense a participar do Climate Smart Cities Challenge.


“É crucial repensar a maneira como projetamos, gerenciamos e planejamos nossas cidades, para permitir que elas funcionem de uma maneira que contribua para atingir a meta de um mundo livre de carbono. O Climate Smart Cities Challenge fornece uma plataforma para colaboração e cocriação, para encontrar soluções inovadoras que contribuam para um futuro urbano melhor”, disse Maimunah Mohd Sharif, Diretora Executiva da ONU-Habitat.


“Cidades e comunidades são fundamentais para alcançar a transição climática necessária, e é por isso que iniciativas como o Climate Smart Cities Challenge são importantes para contribuir para a neutralidade climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio de soluções inovadoras”, disse Darja Isaksson, diretora geral da Vinnova – Agência de Inovação da Suécia.


Próximas etapas
Nos próximos quatro meses, os finalistas poderão trabalhar com as partes interessadas da cidade para ajustar soluções, adaptar-se ao contexto da cidade e formar relacionamentos entre outros finalistas para construir uma equipe de parceiros complementares.


Em junho de 2022, até quatro equipes vencedoras serão anunciadas no Fórum Urbano Mundial em Katowice, Polônia. As equipes vencedoras compartilharão até 400 mil euros em uma fase de planejamento para construir a demonstração de suas soluções nas cidades em 2023, com o objetivo final de desenvolver soluções que criarão um futuro melhor nas cidades ao redor do mundo.


As equipes vencedoras do Climate Smart Cities Challenge trabalharão com cidades, investidores e outros parceiros para demonstrar novos caminhos e capacidades para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para a restauração da natureza, justiça social, saúde, segurança, emprego e outros benefícios sociais.


Sobre o AMA
A plataforma funciona como rede social que conecta pessoas interessadas no compromisso global de desenvolvimento sustentável. Para isso, cria atividades remuneradas para incentivar novos hábitos, contribuir para a educação socioambiental e gerar dados relevantes para as cidades. Para baixar o app visite 

https://cidadeama.com.br/ 


Finalistas

A lista dos finalistas alinhados à proposta de Curitiba foi escolhida por um grupo multidisciplinar formado por técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Urbs; Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA); PUCPR; UTFPR e integrantes da ONU-Habitat e Viable Cities. São eles: Ambiente Livre e Agentes do Meio Ambiente, do Brasil; Green Bricks, Chile; Smart Green Station; Allihop e Nudgd, Suécia; Marula Proteen, Holanda; SunEmission Solar Energy, India e Vacuum Gravity Energy, Ucrânia.


Museu Paranaense segue com Edital de Ocupação do Espaço Vitrine


Propostas devem estar dentro do tema Re-contato e vão receber cachê de 2,5 mil cada

Até o dia 10 de fevereiro, o Museu Paranaense (MUPA) recebe as propostas para ocupação do Espaço Vitrine. O programa tem como objetivo trazer exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. 

Serão selecionadas três propostas. Nesta segunda edição, além de custear gastos relacionados à montagem, o Museu irá contemplar os selecionados com um cachê de R$ 2.500,00. O formulário de inscrição será divulgado nas redes sociais e site do MUPA, e os selecionados devem ser anunciados no dia 05 de março de 2022.

Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, o programa busca abrir o espaço institucional do Museu para dar amplitude e projeção a jovens artistas, arquitetos, designers e pesquisadores. “O edital abre o espaço do museu para ocupação de propostas de jovens artistas, designers, arquitetos, enfim, a variadas formas de expressão com o objetivo de fomentar o deslocamento destas ideias a um espaço de interação social e trocas, como se apresenta o Museu hoje, a fim de incentivar a produção deles.”

Temática - Em 1915, a poeta norte-americana Hilda Dootlittle publica “The Pool”, um pequeno poema de cinco linhas. Sem ritmo, sem rimas, sem métrica regular. Mas essa pequena construção propõe imagens fortes que remetem à uma história sobre o contato. Um contato entre pessoas? Entre pessoas e animais? Múltiplas podem ser as interpretações em “The Pool”. Foi pensando na atmosfera inspirada pelo poema que o Museu Paranaense lançou a campanha de comunicação, intitulada “Re-contato”. 

Direcionando tematicamente as ações em 2022, em especial os projetos que serão selecionados no II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, o título da campanha remete à retomada do contato do Museu com seu público, através do desdobramento de práticas e programações ligadas à pesquisa científica, conservação de patrimônio, arte contemporânea, design, arquitetura e outras artes aplicadas. Para Richard Romanini, diretor artístico do MUPA, “a ideia de contato também será um ponto norteador para falar sobre as muitas almas do MUPA: o diálogo entre antropologia e identidades múltiplas, arqueologia e memória, história e experimentações futuras, humanidade e natureza”. Uma abordagem interdisciplinar sobre a coexistência.   

Assim como na proposta de 2019, chamada de “Sinal dos Tempos”,“Re-contato” conta com um ensaio fotográfico que busca traduzir o conceito em imagens, e que poderá ser conferido a partir de dezembro deste ano por meio da comunicação virtual do Museu Paranaense; basta acessar as redes sociais e o site do MUPA. O público também poderá conhecer a proposta ao visitar o espaço físico do Museu. 

The Pool

 

Are you alive?

I touch you. 

You quiver like a sea-fish.

I cover you with my net.

What are you - banded one?



Hilda Doolittle, 1915 


A Piscina

 

Você está vivo?
Eu te toco.
Você treme como um peixe do mar.
Eu te cubro com a minha rede.
O que é você - entrelaçado?  


tradução livre ao português 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A Vida Pelo Buraco da Fechadura

Em estreia como contista, Tomás Eon Barreiros constrói narrativas sensíveis e cruéis para expor a dimensão humana

Em seu primeiro livro de contos, Tomás Eon Barreiros expõe em carne viva o atrito das relações familiares, sociais e sexuais que, por vezes, tentamos esconder.

Nos dez textos inéditos de Assim Somos (Kotter Editorial), o autor estuda a matéria humana pelas frestas friccionais da classe média com uma prosa limpa e contundente.

O livro será lançado em Curitiba no dia 26 de janeiro (quarta-feira), no Jokers Pub (R. São Francisco, 164, Centro) das 18h30 às 21h30.

O ácido cruel da observação do autor torna seu livro herdeiro de uma tradição do conto brasileiro que se anima nos gigantes Nelson Rodrigues, Dalton Trevisan e Otto Lara Resende.

Há, contudo, ao menos uma grande diferença apontada por João Anzanello Carrascoza no texto que apresenta o volume: as narrativas também podem ser sensíveis e plurais. “O conjunto de histórias insinua a nossa condição contemporânea, de incertezas sólidas, embora também enseje esperanças de transformação”, aponta Carrascoza.

Em Assim Somos, o narrador tanto pode descobrir segredos inconfessáveis de gente comum quanto testemunhar ajustes de contas em que perdão, sonhos e amores são possíveis.

Espelhos 

Com projeto gráfico de Paula Villa Nova e Cassiano Tabalipa, o livro abre e termina com dois textos mais longos que mais parecem embriões de romances não escritos.

Assim dispostos, funcionam como espelhos nos quais a questão das relações afetivas e da percepção do mundo se medem e se confrontam.

Espaço, tempo e tema têm muitos pontos de contato nos demais contos que se põem a deambular pelo mundo – da periferia de Curitiba à Europa, passando pela região cacaueira da Bahia – para mostrar de que barro somos feitos. E muitas vezes o fazem de forma implacável, pois, como explicou André Gide, “com bons sentimentos só se faz má-literatura”.

Linguagem

Na orelha do livro, o escritor Otto Leopoldo Winck destaca a linguagem ativa dos contos. “Não há aí nem o neobarroquismo roseano, nem a secura brutalista de boa parte da prosa contemporânea. Tomás é moderno, sem ser modernoso. A experiência com o jornalismo, se lhe empresta à prosa certa agilidade, não a contamina com os seus cacoetes”. 

O Autor

Tomás Eon Barreiros nasceu em Cambará-PR em 1962. É jornalista, ator e dublador. Publicou um livro de poesia, Tanto ou Tão Pouco (2017), duas peças teatrais e vários livros na área de Comunicação. Assim Somos é seu primeiro livro de contos.

LANÇAMENTO 
Livro: Assim Somos (Kotter) 
Autor: Tomás Eon Barreiros
Preço: R$ 30 
Quando: 26 de janeiro das 18h30 às 21h30.
Onde: Jokers Pub (R. São Francisco, 164, Centro, Curitiba-PR)


terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Curitiba recebe em janeiro os "livros dançantes" da Biblioteca de Dança


Foto: Patricia Almeida

A convite do programa de residências artísticas 20MINUTOS.MOV idealizado há mais de dez anos pelos artistas e produtores culturais Cândida Monte e Wellington Guitti, chega à capital paranaense o trabalho Biblioteca de Dança

Trata-se de uma criação dos artistas Jorge Alencar e Neto Machado que transforma artistas em “livros dançantes” e ficará em cartaz de 17 a 29 de janeiro na Biblioteca Pública do Paraná e em nas Casas da Leitura dos bairros Santa Felicidade, Guabirotuba, Parque Barigui e no Centro Cultural Portão. A entrada é franca. As sessões serão realizadas para um público reduzido e nos dias 21 e 22 contará com intérprete de Libras. 

A Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual os artistas compartilham memórias de espetáculos de dança que marcaram suas trajetórias. Em Curitiba oito artistas, ou “volumes” como são chamados no trabalho, participam da temporada. Entre eles a própria Cândida, a dupla de criadores Jorge e Neto e ainda Gabriel Machado, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani.

Criação e Produção

O trabalho criado em 2017, já tem 44 “volumes” catalogados  ao longo de todas as edições. Cada artista participante fica disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, por quanto tempo deseje, de modo íntimo e relacional. “A Biblioteca de Dança projeta instantes que passaram, visto que são histórias àqueles que narram. E a dança recebe aqui um lugar de honra na memória. É um momento da arte brasileira” destaca Marcio Tito Pellegrini, da Revista Antropositivo.

A Biblioteca de Dança foi desenvolvida em três contextos internacionais de residências artísticas: Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart na Alemanha; #StationONE – Service for Contemporary Dance, em Belgrado na Sérvia; e Graner – Centro de Creación del Cuerpo y el Movimiento em Barcelona na Espanha, com o apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes). Em Curitiba o trabalho é realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. E tem o apoio da Copel e da Aeroflex.


SERVIÇO


BIBLIOTECA DE DANÇA 

Curitiba, Paraná

de 17 a 29 de janeiro de 2022

Entrada franca


Biblioteca Pública do Paraná

de 17 a 22 de janeiro (seg à sex das 16 às 19h | sáb das 10 às 13h) 

(Sessões com intérprete de LIBRAS dias 21 e 22)


Casas da Leitura

de 26 a 29 de janeiro de 2022, das 15 às 17h

Dias:

26: Casa da Leitura Maria Nicolas (Santa Felicidade)

27: Casa da Leitura Nair de Macedo (Guabirotuba)

28: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Parque Barigui)

29: Casa da Leitura Wilson Bueno (Centro Cultural Portão)


AVISOS


Entrada franca por ordem de chegada, sem agendamento prévio

Obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social

Mais infos: instagram.com/20minutosmov