quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Curso ajuda artistas circenses a empreender para impulsionar a cultura local



Inscrições são gratuitas e começam na próxima quarta-feira (12), com 80% das vagas afirmativas

Artistas circenses de Curitiba terão a oportunidade de se capacitar para criar novos projetos e empreender. De 10 a 19 de março, os produtores e artistas circenses Rebecca Stauffer e Rodrigo Mallet ministrarão o curso Empreendedorismo e Mercado de Trabalho para Artistas Circenses. Serão apenas 12 vagas, sendo que 80% delas são afirmativas, destinadas para artistas negros(as), mulheres, LGBTQIAPN+ e periféricos. As inscrições são gratuitas e abrem na próxima quarta-feira (12) pelo link https://acesse.one/cursoparaartistacircense. O prazo de inscrição encerra no dia 25 de fevereiro e a relação dos alunos selecionados será divulgada no dia 28 de fevereiro.

O curso tem por objetivo desenvolver as carreiras dos artistas circenses locais. O conteúdo teórico e prático será dividido em três módulos que abordarão os seguintes conteúdos: criação e organização de documentos para a apresentação de trabalhos e competências (currículo, portfólio, clipping, site e redes sociais); melhores canais e estratégias de divulgação para maximizar a visibilidade dos trabalhos artísticos; como funciona o processo de participação em editais e a utilização de leis de incentivo; criação de projetos inovadores e viáveis; e como formalizar relações de trabalho de maneira profissional.

A formação permitirá que os artistas circenses de Curitiba se adaptem às demandas do mercado e aproveitem as oportunidades de financiamento e apoio público. “Ao desenvolverem suas habilidades de gestão e divulgação, os artistas estarão mais equipados para construir suas carreiras e contribuir para a cena cultural local e nacional”, destaca Mallet, que já ministrou esse curso para artistas circenses no SESC Piaui (2023) e para os alunos da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) (2024).

O curso contará com uma Oficina de Audiodescrição ministrada por Raquel Angela Carissimi e a realização de uma Mesa de Debate sobre "Desafios e Oportunidades na Carreira dos Artistas Circenses: Inclusão, Sustentabilidade e Inovação". Esse debate será realizado no dia 9 de março, das 19 às 21 horas, com as participações de Lua Barreto, Felipe Nicknig, Caro Marafigo e Nathalia Luiz e moderação de Rodrigo Mallet. Os debatedores falarão sobre Inclusão e Diversidade no Circo; Sustentabilidade na Carreira Artística; Inovação e Tecnologia no Circo; e Acessibilidade e Adaptação no Circo. O evento será online e os interessados poderão acompanhar por link que será divulgado nas redes sociais @ciabravata.

O curso foi selecionado pelo Edital nº 032/2024 Fomento Aldir Blanc e será ministrado no CD6 – Desenvolvimento de Pessoas e Negócio (rua Visconde de Nácar, 1.455, Centro, Curitiba-PR). O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre os professores - Rebecca Stauffer atua no meio artístico há 15 anos. Participou durante dez anos do Grupo Oxigênio, de arte de rua, com apresentações no Brasil, Moçambique, Espanha e Sibéria. Esteve no elenco de diversos espetáculos, participou do Programa Bolsa-Qualificação Cultural – Circo, em 2021, e integrou parte do NUFAAC – Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo, da Cia Catavento, em 2021. Hoje, integra a Cia Bravata de Circo e Teatro como artista e produtora cultural. Rebecca tem formação em Relações Públicas pela PUCPR e trabalha na área de gestão financeira e administrativa há dez anos na NQM Comunicação.

Rodrigo Mallet é acrobata, malabarista, palhaço e ator com mais de 25 anos de experiência na área artística. Fundador e integrante da Cia Bravata de Circo e Teatro.  Foi coordenador e professor do curso Técnico em Artes Circenses da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França. Integrou a cia Los Circo Los (2004/2016). Pós-Doutorado, Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas–UNICAMP. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de: corpo, linguagem e arte; circo e teatro de rua; pedagogia do circo; formação do profissional circense; comicidade, acrobacia, malabarismo; equilibrismo e mímica.

Nenhum comentário: