quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Jairo Henrique Rodrigues lança seu primeiro romance

Foto: Giselle Corrêa

Lançamento será no próximo sábado (19/10), a partir das 17h, na Livraria da Vila

Agosto de 1994. Noel, jogador do sub-15 do Vasco da Gama, ouve o irmão Leon, quatro anos mais velho, confidenciar seu desejo de se tornar um dia o primeiro presidente negro do Brasil. Horas mais tarde, Leon terá seu sonho interrompido, ao ser morto por dois policiais militares com a carteirinha de estudante na mão.

Outubro de 2026, véspera do segundo turno das eleições. O ex-jogador e candidato a presidente Noel Brodsky acompanha junto com o filho o final do clássico Vasco e Flamengo no Maracanã. Em poucos minutos, um drone equipado com fuzil pousará na marquise do estádio para dar ao deputado o mesmo destino de seu irmão.

Você acaba de ler a premissa inicial e o clímax de Ginga, romance de estreia de Jairo Rodrigues, cujo lançamento acontecerá no dia 19 de outubro (sábado), na Livraria da Vila do Pátio Batel. 

A obra é disposta em capítulos que vão e vêm no tempo, mostrando a história da família Correia Brodsky, formada por descendentes de quilombolas e imigrantes russos moradores da região dos campos gerais, no Paraná.

Outro ramo importante da família está localizado no Rio de Janeiro, onde nasceram os avós paternos de Rosa, mãe do protagonista. E foi na capital fluminense que todos se estabeleceram em 1990, para que Noel pudesse iniciar sua carreira no clube da cruz-de-malta, cujo estádio seu bisavô ajudou a construir na década de 1920. 

O romance trabalha com a interessante hipótese de colocar um personagem negro em posição de protagonismo também no campo da política, onde a população afrodescendente brasileira, ao contrário do que ocorre no futebol, está subrepresentada e relegada à terceira divisão, devido ao racismo estrutural, que insiste em não pendurar as chuteiras no país. 

Do gênero suspense político, Ginga propõe um jogo narrativo que mantém o leitor intrigado e mergulhado na história o tempo todo. Um livro que entretém, mas que também provoca reflexão e empatia, destacando questões urgentes de justiça social e racial no Brasil.

Serviço:
Lançamento do livro Ginga
Valor: R$ 79,00 - 306 páginas - Giostri Editora
Data: 19/10 (sábado), das 17h às 20h
Livraria da Vila - Pátio Batel
Av. do Batel, 1868 - Loja 314


Nenhum comentário: