Com o projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida, a Unicultura promove a preservação do patrimônio público e oferece aos estudantes contato com as artes visuaisEm Criciúma, o artista Leo Art produziu um mural na escola Adolfo Back
As cidades de Criciúma e Curitibanos recebem em outubro as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida. As atividades serão realizadas com estudantes de escolas municipais que irão participar de oficinas de pintura com a artista plástica Janete Mehl, oficinas sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio com a restauradora Tatiana Zanelatto e oficinas de improviso com os atores da Trupe da Saúde. Os estudantes ainda terão a oportunidade de participar da confecção de uma arte, em um espaço dentro da escola, com os artistas Gardpam e Leo Art. Ao final do projeto, as duas cidades serão presenteadas com obras de arte especialmente produzidas pela artista Janete Mehl pela ocasião do projeto.
Sobre o Fazendo Arte – Realizada pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, a iniciativa pretende despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais tombados. As ações acontecem em cidades do Paraná, as cidades de Paranaguá, Araucária, Cascavel, Matelândia, Curitiba e Foz do Iguaçu e, em Santa Catarina, nas cidades de Criciúma e Curitibanos.
Para isso, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial. As atividades de conservação e restauro e artes plásticas são ministradas pela artista plástica Janete Mehl e pela especialista em conservação e restauração de monumentos históricos arquitetônicos, Tatiana Zanelatto Domingues. Com curadoria de Élisson Silva, o projeto também prevê a criação de murais em escolas públicas com a participação de artistas plásticos e a comunidade de alunos locais.
O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodoparaná, Timber, Saporiti, Yticon, Frimesa, Sysmex e Itambé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário