Foto: Lidia Uetai
PÚBLICO - formação e mediação teatral é um projeto criado pela Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura a fim de pensar recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba.
Durante 4 meses, vão acontecer diversas ações na Casa Quatro Ventos, como um circuito de apresentações, debates, palestras e bate papos acerca do universo da mediação teatral. Todas as ações serão acompanhadas por mediadores que trabalharão com um grupo fechado de espectadores, que serão selecionados via inscrição prévia.
Numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar contemporânea, este projeto se dedica a pensar o ato do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no evento teatral.
PÚBLICO busca movimentar o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção do público, qualificando a relação do público com a obra teatral, instigando o espectador a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. O projeto pedagógico é coordenado pelo artista e pesquisador Fernando de Proença e pela Profa.Dra. Roberta Ninin.
Os encontros com o grupo de espectadores preveem, para cada uma das peças apresentadas: acompanhamento antes da ida ao teatro, durante a ida ao teatro (apresentação seguida de debate mediado) e após a ida ao teatro através da elaboração e mediação de procedimentos e jogos teatrais.
No circuito de apresentações, para esta edição, foram convidados 5 coletivos importantes de Curitiba: Rumo de Cultura, desCompanhia de dança, as drag queens Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Trupe Periferia e Cia dos Palhaços. Os artistas, além de fazerem apresentações fechadas para o grupo de espectadores, também farão duas sessões abertas para o público em geral, além de participar dos processos de mediação.
O lançamento do projeto acontece no dia 18 de agosto, às 19h, na Casa Quatro Ventos com fala pública do Prof.Dr. Flávio Desgranges, um dos principais nomes do mundo a pensar mediação em teatro. A entrada é franca, aberta para a comunidade e sujeita a lotação.
E nos dias 26 e 27 de agosto começa o circuito de apresentações com a peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, da Rumo de Cultura. O mais recente trabalho do grupo, investiga questões sobre energia, magnetismo e iluminação a partir do cientista Nikola Tesla - a peça está comemorando 60 apresentações e já passou por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos próximos meses, serão apresentadas as peças Feche os Olhos para Olhar, da desCompanhia de dança, O Maravilhoso Cabaré, com Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Real Curitiba, da Trupe Periferia e Deslady, com Nathalia Luiz da Cia dos Palhaços.
PÚBLICO, se dedica a pensar e promover uma formação estendida e contínua a fim de ampliar questões do fazer, transmitir e fruir o fazer teatral, englobando ações encadeadas e viabilizando ações urgentes de criação de público para a cidade de Curitiba.
Todas as ações deste projeto são gratuitas. Para participar do processo de seleção do grupo de espectadores (com certificado de curso de extensão pela UNESPAR - Campus FAP) e para mais informações acesse o formulário - bit.ly/inscricaoPUBLICO
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.
SERVIÇO
PÚBLICO - MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO TEATRAL
Para se inscrever e ver condições de participação no grupo de espectadores, acesse:
bit.ly/inscricaoPUBLICO
Palestra de abertura com o Prof.Dr. Flávio Desgranges
dia 18 de agosto, às 19h - entrada franca, sujeita a lotação.
Peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL
dias 26 de agosto, às 20h e 27 de agosto, às 19h
Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (R. da Paz, 51 - centro) com entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário