A artista plástica paranaense, Uiara Bartira, acaba de ser agraciada com a seleção para participar da XIV Bienal de Firenze (2023), na Itália. O critério para participação em bienais desta magnitude é extremamente rígido, pois apenas artistas consagrados e consolidados são aprovados. Suas obras selecionadas foram desenhos de tinta acrílica, formando a Série Quadrado Virtual. A curadoria das obras é assinada pela museóloga Márcia Aracheski e pelo crítico de arte, Agnaldo Farias.
Importante lembrar que o trabalho e expressão artística de Uiara pode ser apreciado numa exposição de telas em óleo e acrílica, na mostra “O dEsaSsosSEgo da FORMA”. A mostra está aberta até o dia 5 de agosto, no Museu Guido Viaro.
A próxima edição da bienal acontece de 14 a 22 de outubro, na Fortezza da Basso, em Firenze. Um forte inserido nas muralhas do século XIV, chamado oficialmente de Fortaleza de São João Batista. A organização do evento é feita pela Accademia di Belle Arte di Firenze. Fazem parte dessa organização os prêmios Lorenzo di Medici – o Magnífco, para Arte (na qual Uiara tem participação), e Leonardo da Vinci, para Design.
Os artistas participantes desta exposição concorrem ao “Lorenzo il Magnifico Awards”, atribuído por um Júri Internacional.
Esta mostra de Arte e Design é considerada a principal exposição de arte contemporânea e design em Firenze. Também uma das principais exposições de arte contemporânea do mundo, tendo recebido mais de 10.000 visitantes. Na última edição, em 2021, mais de 450 artistas e designers de 71 países foram participantes. O evento tem o apoio e patrocínio da Unesco (Comissão italiana), do Parlamento Europeu, do Ministério Italiano de Cultura e Turismo, da Região da Toscana e do próprio município de Florença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário