quinta-feira, 6 de abril de 2023

Projeto leva arte e cidadania para mais de 600 estudantes do interior do Paraná

Mural de Jay Moraes (Colégio Estadual Chateaubriandense, em Assis Chateaubriand)

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida promoveu oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial em seis municípios paranaenses

As cidades de Assis Chateaubriand, Laranjeiras do Sul, Lapa, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Prudentópolis receberam nos últimos meses as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida. Criado pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, a iniciativa teve como objetivo despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais tombados.

Para isso, o projeto realizou oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial para 641 alunos. As atividades de conservação e restauro e artes plásticas foram ministradas pela artista plástica Janete Mehl e pela especialista em conservação e restauração de monumentos históricos arquitetônicos, Tatiana Zanelatto Domingues.

Ao final do projeto, seis colégios estaduais receberam 12 obras produzidas pelos artistas Jay Moraes (Colégio Estadual Chateaubriandense, em Assis Chateaubriand), João Utopia (Colégio Floriano Peixoto, em Laranjeiras do Sul), Du2 ( Colégio Estadual São José, na Lapa), Cristina Pagnoncelli (Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos, em São Miguel do Iguaçu), Mariê Balbinot (Escola Estadual Tancredo Neves, em Medianeira) e Koti (Colégio Estadual Vila Nova, em Prudentópolis).

Na avaliação da artista plástica, Janete Mehl, a possibilidade dos alunos terem a oportunidade de pintar um mural da sua escola junto com o artista criaram um diálogo transformador. “O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é sempre uma surpresa tanto para os alunos como para a  equipe docente das escolas. Surpresa por sair do lugar comum de aprendizado para seguir outros caminhos,com encantamento e leveza para assim cada aluno despertar seu potencial criativo antes não vivenciado com mais profundidade. 

Vejo com alegria e a importância que a aula de educação patrimonial deixa no sentido de preservação do patrimônio. Assim temos a missão de continuar este processo de conscientização e construção de um cidadão por meio da educação criativa Tecendo novas ideias e novos ideais de vida”, concluiu Janete. 

O projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida foi viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), com incentivo da Copel, Frimesa e a Rodoparana Randon.

Janete Mehl

Nenhum comentário: