sexta-feira, 1 de julho de 2022

Correios lança selo em homenagem às vilas e populações caiçaras brasileiras

Os Correios lançaaram, nesta sexta-feira (1º), a Emissão Postal Especial “As Vilas e as Populações Caiçaras do Brasil”. O lançamento será em Guaraqueçaba, no Paraná, juntamente com a 2ª edição da exposição virtual Paisagens Caiçaras, composta por 25 trabalhos selecionados em chamada aberta a toda a sociedade. A arte do selo faz parte de um dos trabalhos selecionados na chamada pública. A emissão é realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que este ano homenageia o caiçara, habitante do litoral do sudeste e sul do Brasil, notadamente nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

É um grupo culturalmente diferenciado e que se reconhece como tal, mantendo ainda suas práticas ancestrais no tradicional território que ocupa desde os tempos da colonização. Vivem em áreas verdes e biomas protegidos, verdadeiros santuários de preservação, resultado desta secular relação cultura-natureza.

O caiçara personifica a rica miscigenação entre os povos originários, os colonizadores portugueses e, mais tarde, o negro africano. Essa herança de saberes da terra, do mar, do mato e do céu reproduz, em seu cotidiano, um constante modo de viver, exposto em suas práticas sociais, religiosas, econômicas e culturais. O próprio Fandango Caiçara é delas, que, no ano de 2012, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

Sobre o selo – A peça filatélica sintetiza a representação dos caiçaras do Brasil por meio de uma fotografia. A foto foi tirada em perspectiva do alto para baixo e mostra duas canoas caiçaras nas margens de um espelho d’água, apoiadas na terra. A canoa verde está com um emaranhado de redes de pesca e, na canoa azul, é possível ver o remo e vários peixes espalhados e dentro de um balde. Um pescador está manuseando o recipiente e, à sua esquerda, na água, está mais uma rede de pesca. A moldura do selo traz um azul claro contrastando com a imagem.

A emissão foi desenvolvida de forma colaborativa desde o seu princípio. A própria definição do tema pela Comissão Filatélica Nacional é fruto de uma proposta apresentada pela população e homologada pelo Ministério das Comunicações.

O artista do selo é Daniel Chapaval e a técnica usada foi a fotografia. A tiragem é de 96 mil selos, com valor facial do 1º Porte da Carta (R$ 2,35). A folha, com 12 selos, estará disponível na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Nenhum comentário: